Keynesianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Teoria Keynesiana: Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynestiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política do livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego umasituação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.
A doutrina Keynesiana ganhou destaque no início da década de 1930 no momento em que o capitalismo vivia uma das mais graves crises,nesta época as nações capitalistas geriam o campo econômico com base nas teorias estabelecidas pelo liberalismo clássico.



2- Desenvolvimento
Entre as teorias que explicam ou recomendamcertas posições do Estado em relação a seus direitos e obrigações, principalmente no que se refere às questões econômicas, estão o liberalismo e o Keynesianismo. Tais teorias tentam explicar quais asfunções do Estado, sua melhor forma de organização e até onde deve interferir ou se omitir nas diversas situações.

O liberalismo baseou-se na idéia defendida por Adam Smith. SegundoSmith, o próprio capitalismo continha mecanismos racionais e eficientes de autorregulação das condições socioeconômicas de uma sociedade.

A teoria da “mão invisível” do capitalismo começoua ser criticada no final do século XIX, pois, a realidade vista era muito diferente do que os liberalistas pregavam, essa teoria foi amplamente questionada em um dos períodos mais difíceis da históriado capitalismo: a crise de 29. Nessa época, o mundo inteiro se interrogou a respeito da eficiência do capitalismo. Após a crise, uma coisa ficou certa: a “mão invisível”, ou seja, os supostosmecanismos autorreguladores do capitalismo não eram suficientes para manter a economia nos trilhos. Oferecendo uma saída para a crise vivenciada, John Maynard Keynes, 1926, postulou uma teoria que rompia...
tracking img