Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX
Como contribuiu Marx para a Sociologia?
Karl Marx nunca se apelidou a ele próprio de sociólogo, contudo, teve uma enorme influência na Sociologia e nas restantes ciências sociais.
Suasideias tiveram enorme impacto nas Ciências Sociais, constituindo-se numa das fontes mais importantes da Sociologia, assim como na política e em vários outros âmbitos intelectuais e sociais;
O pendormenor de Marx pela disciplinarização do saber acadêmico e maior preocupação com a transformação social refletem-se na sua biografia. Marx não chegou a ocupar posições de mando nas universidades e suamilitância política (evidente em muitas de suas obras – como o célebre Manifesto do Partido Comunista,1848) causaram-lhe uma série de dificuldades pessoais, como perseguições, exílio e penúriaeconômica.
Fora do âmbito das Ciências Sociais, Marx é mais conhecido pelos seus escritos sobre o comunismo.
Ele afirmava que a classe operária derrotaria a classe dos patrões, o que resultaria numa utopiaem que o Estado iria gradualmente se enfraquecendo e os princípios de funcionamento da economia se baseariam na máxima "De cada um consoante as suas capacidades e a cada um consoante as suasnecessidades".
A contribuição de Marx para o pensamento sociológico foi principalmente a sua perspectiva da "Teoria do Conflito", na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitosintrínsecos à sociedade.
Marx aproveitou ideia da dialética e aplicou-a à sociedade, afirmando que as origens da mudança social são todas materialistas e não baseadas em ideias ou emoções.
Nos nossos termos,isto significa que elas pertencem às dimensões culturais da tecnologia e da economia.
À medida que a tecnologia se desenvolveu e os povos passaram de caçadores-recolectores à prática da agricultura(horticultura e criação de gado) e à Revolução Industrial, as mudanças na tecnologia conduziram a mudanças na organização social, nas crenças e nos valores.
A principal fonte de conflito social na...
tracking img