Vila de paranapiacaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Sustentabilidade Organizacional Data 20/09/2011
Nome: Wilson Brito

1) (1,0) Ao observar o contexto ecossistêmico e socioeconômico local analise e explique porque qualquerplanejamento abrangente e sistêmico de um modelo de desenvolvimento nessa região deve ter a base hídrica e da biodiversidade local e regional como referência.
Resposta: A região onde se situa a Vila deParanapiacaba está circundada por três sub-bacias hidrográficas, além de possuir um índice pluviométrico acima da média do entorno mais urbanizado. A vegetação local, embora remanescente, dado que no cursoda história grandes áreas foram devastadas para alimentar composições ferroviárias, deve ser preservada. Ela garante a perenidade dos lençóis freáticos. Por isso é inadmissível ignorar o potencialhídrico da região em qualquer projeto sistêmico.
Outrossim, apesar de ter sido suprimida a menos de 10% de sua área original, a mata atlântica apresenta uma biodiversidade muito vasta, sendo a maior porhectare entre as florestas tropicais. Assim sendo, é de extrema importância preservar as espécies animais e vegetais, evitando quebras no “ciclo da vida”.

2) (1,0) De que forma a visão embackcasting (TNS) pode fornecer instrumentos importantes para prevenção/redução de riscos socioambientais futuros (funis), simultaneamente com a geração de inovação para a sustentabilidade para quaisquerprojetos?
Resposta: Os princípios do TNS são uma ótima base para se elaborar projetos sustentáveis. É imprescindível a visão de longo prazo, que na verdade sempre foi importante para qualquer plano denegócio considerando apenas o lado econômico.
O TNS deveria começar a ser adotado em todos os setores, inclusive no Estado, evitando mudanças de legislação que possibilitem a deterioração do meioambiente, bem como fiscalizando seriamente os agressores. Exemplo: as madeireiras. Sem um plano de manejo florestal que considere todos os stakeholders possíveis (fauna/flora/alterações nos solos e...
tracking img