Nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MODELO DE GOVERNO NAZISTA

O MODELO DE GOVERNO NAZISTA

Figura 1 - Bandeira Nazista .................................................................................. 05
Figura 2 – Reunião Noturna ................................................................................. 09

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4
2 O NAZISMO ............................................................................................................ 5
3 HITLER E O NAZISMO ......................................................................................... 5
4 O FRACASSO NA PRIMEIRA TENTATIVA DE TOMADA DO PODER ............... 6
5 A CRISE ECONÔMICA E A TOMADA DO PODER.............................................. 7
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 10
7 BIBLIOGRAFIA .................................................................................................... 10

1. Introdução

Adolf Hitler, após o fim da primeira guerra mundial, não concordava com asideologias governistas, entendia que a raça ariana era superior às demais e pretendia pregar a hegemonia da mesma, visando um plano de governo que iria provocar uma limpeza racial na Alemanha e para isso tentou alguns golpes militares, se tornou Chanceler e cumulou com a função de chefe de Estado em 1934, quando implantou o governo nazista emanado de poder militar, impondo a ideologia nazista de separaçãoe elevação da raça ariana pura.

2. O Nazismo

A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em tribos.

Figura 1 – Bandeira Nazista.
3. Hitler e o Nazismo

Hitler nasceu na Áustria epretendia ser pintor. Mas, por duas vezes, foi reprovado nos exames para ingresso na Academia de Viena. Após a morte dos pais, vivia como um mendigo, pernoitando em albergues e tentando viver dos cartões postais que pintava.
Quando começou a guerra, incorporou-se em um regimento alemão. Participou com bravura, foi ferido duas vezes e condecorado com a Cruz de Ferro. Mas a derrota o abalouprofundamente.

Ele era extremamente nacionalista. Opunha-se aos judeus, num anti-semitismo cujas origens são difíceis de serem explicadas. Via nos judeus um fator de corrupção do povo alemão. Cristo e Marx, dois judeus, pregavam a igualdade entre os homens e a resignação, ideias que Hitler considerava nocivas ao povo alemão. Daí, surgiu sua doutrina racista, segundo a qual os homens eram desiguais pornatureza. A raça superior era a dos arianos (germânicos), altos e alourados. Na Alemanha, eles existiam em estado puro, sendo, pois, a raça sob a humilhação do Tratado de Versalhes. O povo alemão deveria agrupar-se em um único estado: A Grande Alemanha, que reuniria todas as populações germânicas.
Desprezava os povos latinos e principalmente os eslavos, os quais julgava que deveriam ser reduzidos àescravidão, dominados pelos germânicos. Excuía também gays, negros e principalmente os judeus. A pureza da raça ariana deveria ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus.
A partir dessas ideias de Hitler, surgiu o Nazismo, um regime totalitário e militarista que se baseava numa mística heróica de regeneração nacional.

4. O fracasso na primeira tentativa de tomada do poder.Após a organização do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazista), Hitler percorreu a Alemanha para divulgá-lo e conseguir mais adeptos. As reuniões do partido eram feitas com alguns rituais, como numerosas paradas, ataques violentos aos socialistas, além dos uniformes.
Foi fundado também um jornal partidário. Vários adeptos foram recrutados entre desempregados. Alguns...
tracking img