O significado dos simbolos batismais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si.
O Baptismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura" [7].
Embora o Batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (Batismo desangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque, segundo a doutrina da Igreja Católica, Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as àmisericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita [9].
EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

NOME (APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA)

O nome da criança é muito importante. Ele representa que é o único para Deus e para a humanidade. Valorizar o nome de alguém é reconhecer a sua dignidade. No evangelho Jesus nos diz que o pastor chama cada uma das ovelhas pelo nome e caminha na frente delas. Deus é assim: Ele chama cada um porseu nome e guia o seu caminho.
O SINAL DA CRUZ
É o sinal do Cristo salvador, sinal da vida que vence a morte. A cruz, na época de Jesus, era um instrumento de condenação. Os que não cumpriam as leis, que cometiam algum crime eram crucificados. Quem era pregado na cruz não tinha direito à sepultura, ficava pregado na cruz até que o corpo fosse sendo consumido pelo tempo e comido pelos animais eaves. Era um jeito bárbaro de amedrontar as pessoas que transgrediam as leis.
O Filho de Deus participou da pior condenação. Foi acusado de subversivo. Se opôs a normas e leis que impunham um fardo pesado incapaz de ser carregado pelos pobres.
Foi condenado à morte e morte de cruz. Mas nela não permaneceu, pois ressuscitou. A partir desse momento a cruz não é mais sinal de morte e condenação,mas sinal de vida, de libertação, salvação e vitória. Por isso a criança é marcada com o sinal da cruz, o sinal da vitória da vida sobre a morte.
INVOCAÇÃO DOS SANTOS
A Igreja terrestre une-se a Igreja Celeste para receber esta nova vida e interceder a nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Jesus Cristo.
UNÇÃO COM ÓLEO
Nacelebração do batismo a criança é ungida duas vezes: no peito e na cabeça.
Quando a criança é ungida no peito lembramos que o Cristo deve penetrar na vida da criança como o óleo penetra no seu peito. Depois, no final da celebração a criança é ungida de novo, mas na cabeça. Com esta unção lembramos que o batizado participa da mesma missão de Jesus: Sacerdote, profeta e rei. Como sacerdote oferece suavida,se doa, como profeta se torna porta vos de Deus anunciando sua palavra e como rei serve como Jesus serviu, lavando os pés dos discípulos.
Na Bíblia as pessoas eram ungidas para cumprir uma grande missão. No Batismo a unção vai lembrar que aquele que está sendo batizado deve ser um cristão lutador, que vai combater as forças do mal. O cristão, aquele que foi batizado não pode ser omisso, ficarem cima do muro. Ele foi ungido para a missão, para ser participante da Igreja de Cristo.
PROFISSÃO DE FÉ
O batismo não é um ato social, mas deve brotar da fé dos pais e padrinhos. Por isso durante a celebração do batismo somos chamados a renunciar tudo o que não presta, o pecado. Depois de renunciar o pecado somos chamados a professar a fé que queremos para nossos filhos e afilhados
ÁGUA
Aágua é outro elemento que a natureza nos oferece e que usamos no batismo. A água é o elemento purificador, que lava, limpa e renova. Ela faz germinar a semente, é fonte de vida. Sem água tudo morre.
Na Bíblia encontramos diversas citações onde Deus salva o povo por meio da água.
Moisés, quando criança, foi salvo das águas do Rio Nilo. O povo Hebreu ficou livre da escravidão do Egito ao...
tracking img