Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris. Ingressou mais tarde naUniversidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, ondei perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente domovimento dos Jovens Hegelianos.
Durante a vida de Marx, suas ideias receberam pouca atenção de outros estudiosos.
A teoria marxista é uma crítica radical das sociedades capitalistas, mas umacrítica que não se limita a teoria em si.
O marxismo constitui-se como a concepção materialista da História, compreendendo a pre dominância da materialidade sobre a ideia, em sua interdeterminação, que éa discurção.
Não é possível entender os conceitos marxianos como forças produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histórico,
Para compreender e analisar a visão de Marx sobrea luta de classes será preciso entender como essas classes surgem e se organizam, depois de analisarmos iremos aborda o tema principal, e falar sobre o pensamento Marxista dentro da luta de classes eda desigualdade social.


TEORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO E A ORGANIÇÃO DO HOMEM

O homem deste sempre é movido por sua necessidade de sobrevivência, e para Marx essa necessidadese baseia no materialismo, ou seja, o homem para sobreviver necessita da produção e para produzir é preciso uma organização do trabalho, repartindo as tarefas, funções e responsabilidades. Por isso,sequentimente, a necessidade de sobrevivência e a produção geram uma divisão social posta pelo próprio homem.E é por essa necessidade de sobrevivência e produção que o homem evolui intelectualmente econseqüentemente transforma sua maneira de agir e de pensar, causando assim mudanças na sociedade.
(Por meio do Materialismo Histórico Dialético compreende-se que, o modo de produção e o estágio...
tracking img