Filme gandi na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme “Gandhi” na perspetiva da matéria de economia

Durante a época do filme, os britânicos tinham iniciado recentemente a revolução industrial e implementado os processos de produção em escala,o taylorismo e fordismo, acreditando em modos centralizados, industrializados, a mecanização da produção, usavam a sua colonia Índia apenas como fornecedora de matérias-primas.
Gandhi transformoueste princípio na sua mente e imaginou uma produção artesanal local descentralizada, pois nesse sentido a produção é para atender a economia local e não os mercados mundiais globalizados. "Não aprodução em massa, mas sim a produção PELAS massas."
Resultando no mais relevante protesto relacionado com esta temática, contra o que Gandhi considerou uma exploração inglesa, o fato destes terem um impostosobre o sal e proibirem os indianos de processarem o seu próprio sal. Gandhi então contra-atacou com sua famosa "Marcha do Sal" para o mar. E para desenvolver a economia da Índia, ele pediu que todosos cidadãos dedicassem uma hora por dia tecendo algodão e deu ele mesmo o exemplo, trabalhando num velho tear de madeira, criando as suas próprias roupas e não comprando aos ingleses.
E daí advém arelação de Gandhi com a economia o princípio de "Swadeshi", que significa autossuficiência local, uma profunda transformação não só de carácter económico mas também político e social.
A visão deGandhi era de uma Índia livre, uma sociedade estruturada em pequenas comunidades independentes e dotadas de autonomia política. Os habitantes destas comunidades são, por conseguinte, autónomos e geram, como fruto do seu trabalho, os bens e os serviços que a comunidade consome. Deste modo a produção não depende das forças do mercado, mas da procura local, pelo que a pressão sobre o meio ambiental émínima. Apenas se recorre ao comércio exterior para aqueles bens e serviços que não podem ser produzidos dentro da própria comunidade.
Em suma, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do...
tracking img