Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx
Nascido em Treveris, Alemanha em 5 de Maio de 1818, o economista, filósofo e socialista alemão Karl Heinrich Marx.
Sétimo filho de uma família de classe média, sua mãe Henriqueta Pressburg e seu pai Hershel Marx, ela judia holandesa que segundo a história não exerceu qualquer influência intelectual sobre sua formação, ele um advogado conselheiro de justiça em 1824 abandonou o judaísmoconvertendo-se ao cristianismo luterano porque nesta época os cargos públicos ficaram vedados aos judeus.
Seus irmãos eram Sophie, Hermann, Henriette, Louise, Emilie, Caroline e Eduard.
Em 1830 iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm mais tarde ingressou a universidade de Bonn para estudar direito, onde descobriu a vida boêmia e esbanjou dinheiro, durante este período passou a escreverversos apaixonados para uma amiga de infância Jenny Von Westphalen que viria casar algum tempo depois mesmo enfrentando a oposição da família dela devido à desigualdade social.
No ano seguinte influenciado pelo pai ingressou na faculdade de Berlim, afastou-se do direito e aproximou-se da Filosofia e da História influenciado pelo idealismo do seu professor filósofo alemão Georg Wilhelm FriedrichHegel, em qual se consistia sobre tudo o método e o objetivo.
Ainda em Berlim Marx ingressou no clube dos doutores que era liderado por Bruno Bauer e participou ativamente do movimento dos jovens Hegelianos onde ele já começa a ser reconhecido pelos seus amigos como um arsenal de pensamentos uma alma danada de idéias.
Karl Marx se forma na faculdade de Lena no ano de 1841 com a tese sobre “asdiferenças da filosofia da natureza e Demócrito e de Epícuro” porém sua carreira foi vedada devido sua oposição e critica constante ao governo da Prússia.
Em 1842 foi para cidade de Colônia tornando-se redator chefe da Gazeta Renana onde seus artigos radicais democratas irritaram as autoridades.
Nesse mesmo ano conhece Friedrich Engels durante uma visita do mesmo a redação do jornal.
No ano de1843 Karl Marx casa-se com Jenny Von Westphalen com quem manteve por um longo tempo noivado secreto, teve cinco filhos, Franzesca, Edgar, Eleanor, Laura e Guido e de uma relação extra conjugal com uma empregada da família Helena Demuth, Marx tem seu sexto filho Frederick Delemuth o qual foi assumido a paternidade pelo seu amigo Engels a pedido de Marx, a criança criança foi entregue a uma família emLondres.
Após o casamento as constantes publicações que atacavam o governo Marx tem sua redação fechada com isso se muda para Paris onde assume a direção da publicação Anais Franco Alemães.
Em Paris no ano de 1844 inicia sua amizade intima com Friedrich Engels eles fazem parte do grupo revolucionário de Paris onde lutava contra os diversas doutrina do socialismo pequeno burguês, elaboraram entãoteoria e a tática do socialismo proletariado revolucionário ou comunismo (manasmo).
Em 1845 Marx foi expulso de Paris pelo governo prussiano sendo considerado revolucionário perigoso, muda-se para Bruxelas, onde fixa residência.
Em 1847 Marx e Engels passam a fazer parte de uma sociedade secreta de propaganda, denominada “Liga dos Comunistas”, primeira organização internacional comunista doproletariado, que surge da reogarnização da Liga dos Justos, associação secreta alemã de operários e artesões, de 1830, na liga dos comunistas Marx e Engels redigiram o documento programático, o manifesto da parte comunista, obra que expõem com clareza e vigor geniais a nova concepção do mundo, o materialismo conseqüente aplicado também ao domínio da vida social, a dialética como a doutrina maisvasta e mais profunda do desenvolvimento, a teoria da luta de classes e do papel revolucionário histórico universal do proletariado, criados de uma nova sociedade (sociedade comunista ), essa liga existiu até Novembro de 1852 e foi antecessora da Associação Internacional dos Trabalhadores.
Em 1848 Mark e expulso da Bélgica e volta para París , que deixa depois da revolução de Março para voltar a...
tracking img