Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx
A 5 de maio de 1818 nasce Karl Marx, na pequena cidade alemã conhecida pelo nome de Trêves.Começou seus estudos universitários em Bonn, preocupando-se com Direito, História, Filosofia,Arte e Literatura. Concluirá seus estudos superiores na Universidade de Berlim. Para sobreviver, torna-se jornalista. Devido à sua capacidade, em pouco tempo já era diretor do jornal Gazeta Renana.
Notempo em que viveu na França, Marx começou a interessar-se pelo movimento dos trabalhadores. Diante de tanta exploração e miséria, a única coisa a ser feita é o trabalhador unir-se e lutar pelos seusdireitos.Expulso pelo governo da Bélgica, Marx instala-se definitivamente na Inglaterra. Sua vida foi a de um peregrino que lutou em defesa dos trabalhadores, e isso fez com que passasse por momentosdifíceis na vida.
Uma carta que Marx escreveu a seu amigo Engels, em 8 de setembro de 1852, dá uma idéia da pobreza em que se encontrava. Karl Marx veio a falecer no dia 14 de março de 1883, devido auma infecção na garganta e muito abalado com a morte de sua mulher e de sua filha mais velha. Somou-se a tudo isso a repressão policial ao movimento dos trabalhadores, que também o abalou bastante.O capital:
Para Marx, a riqueza na sociedade capitalista apresenta-se como uma “imensa coleção de mercadorias”, a mercadoria é portanto a forma elementar da sociedade burguesa moderna. Por isso ainvestigação de Marx em o Capital começa pela mercadoria. Marx nos explica que a mercadoria possui duplo fator, valor de uso e valor de troca, e antes de tudo a mercadoria é um objeto externo.
SegundoMarx “é a ultilidade de uma coisa que faz dela um valor de uso”, portanto o que interessa é a ultilidade dos elementos, sendo assim o valor de uso é o conteúdo material da riqueza , independentemente aformação social em que vive.
As mercadorias são produtos do trablho humano, dispêndio de cérebro, nervos, mãos e sentidos do homem. A grandeza do valor contido nas mercadorias é medida pelo quanto...
tracking img