Propriedade extensiva.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedade extensiva.

As propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, varia de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existentenum dado sistema.
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria.Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas. É importante ressaltar que uma propriedade extensiva podeser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massaou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.

Propriedade intensiva

As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem daextensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema.
Propriedades intensivas são aquelas que não estão ligadas ao tamanho da amostra ou da matéria,são independentes da quantidade de substância que constitui o corpo como, por exemplo: temperatura, densidade relativa, volume específico (V/m), calor específico (q/m), cor, cheiro, pressão.
Propriedadesextensivas dependem do tamanho da amostra ou da matéria, são dependentes da quantidade de substância que constitui o corpo. Exemplo: massa, volume, comprimento, peso, resistência elétrica, energia,massa molar.

Propriedade Extensiva - Chamamos de propriedade extensiva àquela que depende do tamanho ( extensão ) do sistema e/ou volume de controle. Assim, se subdividirmos um sistema em váriaspartes ( reais ou imaginárias ) e se o valor de uma dada propriedade for igual à soma das propriedades das partes, esta é uma variável extensiva. Por exemplo: Volume, Massa, etc.
Propriedade Intensiva -...
tracking img