Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunas: Manoela Direito 104_2BN
Maria C.
Maria E.
Sabrina

KARL MARX

1- Karl Marx (1818–1883) foifilósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito,Teologia, Filosofia, Economia, entre outras. Karl estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagam as ideias deHegel, destacado filósofo e idealista alemão.Em 1848, publicou o "Manifesto Comunista", onde já esboçava suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico.E desde então se dedica aescrever teses sobre o socialismo.
2 - Marx considerava a filosofia teórica da tradição, como uma simples forma de idealismo, quando não tinha nenhum vinculo com a realidade social concreta (prática).Portanto, achava inútil a filosofia e não se considera um filosofo. Pois o filosofo se limitam a interpretar o mundo de diferentes maneiras, ficando somente com a parte teórica, falando detransformações sociais, o qual não acontecia na realidade.
3-Marx critica Hegel por analisar a formação da consciência  a partir somente dos planos abstratos da história, das representações das ideias e dasculturas, quando  na verdade o que produz a história e a cultura, assim como as ideias são as bases materiais da sociedade, onde se forma a consciência individual. E esta não é explorada por Hegel. Ohomem de Hegel vive com "a cabeça nas nuvens" enquanto o de Marx vive com "a cabeça na terra", isso significa dizer que em Marx, são as condições materiais que determinam a consciência humana.4-Enquanto a religião é o instrumento usado para manter a dominação, a ideologia será o próprio instrumento de dominação. Pois ela gera uma falsa consciência manipulada pelas classes dominantes, um ideal...
tracking img