Karl marx

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 13 de julho de 2012
As Relações Políticas
Após essa análise detalhada do modo de produção capitalista, Marx passa ao estudo das formas políticas produzidas no seu interior. Ele constata que as diferenças entre asclasses sociais não se reduzem a diversas quantidades de riquezas, mas expressam uma diferença de “existência material”. Os indivíduos de uma mesma classe social partilham uma situação de classe que lhes écomum, incluindo valores, comportamentos, regras de convivência e interesses.
A essas diferenças econômicas e sociais segue-se uma desigual distribuição de poder. Diante da alienação do operariado,as classes economicamente dominantes desenvolveram formas de dominação políticas que lhes permitem apropriar-se do aparato de poder do Estado e, com ele, legitimar seus interesses sob a forma de leise planos econômicos e políticos.
Cada forma assumida pelo Estado na sociedade burguesa, seja sob o regime liberal, monárquico, monárquico constitucional ou ditatorial, representa diferentes maneiraspelas quais ele se transforma num “comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia” (K. Marx e F. Engels, “Manifesto do Partido Comunista”, in Cartas filosóficas e outros escritos), sobquaisquer dos regimes já propostos, dos mais liberais aos mais ditatoriais.
Para Marx, as condições específicas de trabalho geradas pela industrialização tendem a promover a consciência de que háinteresses comuns para o conjunto de classe trabalhadora e, consequentemente, tendem a impulsionar a sua organização política para a ação. A classe trabalhadora, portanto, vivendo uma mesma situação declasse e sofrendo progressivo empobrecimento em razão das formas cada vez mais eficientes de exploração do trabalhador, acaba por se organizar politicamente. Essa organização é que permite a tomada daconsciência da classe operária e sua mobilização para a ação política.

Materialismo histórico
Para entender o capitalismo e explicar a natureza da organização econômica humana, Marx desenvolveu uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!