Tribos anos 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBOS ANOS 80
Skinheads

Os Skinheads fazem parte de uma subcultura juvenil que deu origem ao movimento referente a classe operária da Inglaterra na década de 60, e que depois se espalhou para várias partes do mundo. Tem como características marcantes as brigas de rua, o patriotismo exacerbado, a valorização do trabalho duro, cabeças raspadas (Motivo no qualdeu origem ao nome "Skinhead"). Porém alguns não seguem esse estereótipo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrário ao estilo mostrado pela mídia. Estes foram fortemente influenciados em termos de música, moda e estilo de vida, pelos Rude Boys, Mods Britânicos e Jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época. Originalmente esse movimento erabaseado nestes elementos, e não em política nem em questões raciais.
Atualmente, sua postura ideológica é fundamentada, numa mistura de nacionalismo, homofobia, anti-racismo, anticomunismo, anti-anarquismo e anti-drogados. Sua postura ideológica é confusa e cheia de contradições. Embora assumam uma postura anti-racista, ouvem bandas internacionais ligadas a ideologia White Power. Um fato um tantoquanto curioso é que mesmo com sua postura anti-drogados eles entram em contradição com o problema do alcoolismo dentro do movimento dos carecas.

O jeito de se vestir desta tribo não mudou muito desde que surgiu em 1960, e por isso podem ser identificados por seu estilo de roupas especificas. No entanto em determinadas regiões prevaleceram roupas de um período de tempo mais específico, gerandoassim algumas “categorias” visuais. Muitos skins não se adéquam a nenhuma categoria, porém outros já representam até de mais essas categorias.
Alguns Skinheads conhecidos como “Skinheads Trojans” tendem a manter a aparência original dos Mods dos anos 60, porém após a ligação desse movimento com o punk rock, alguns eram facilmente identificados pelo corte de cabelo mais curto do que decostume, tatuagens, calça jeans colada e as famosas jaquetas de vôo. Também se diferenciaram dos Skinheads tradicionais "Skinheads Hardcore" que se originou do punk hardcore da época, o mesmo nasceu nos Estados Unidos, no início dos anos 80.

Punks

A cultura punk surgiu nos Estados Unidos, o Reino Unido e na Austrália em meados da década de 70. Exatamente qual região originou punk tem sido umagrande controvérsia no seio do movimento. Este movimento surgiu como uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60. O objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo, o princípio deautonomia do “faça você mesmo”, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Essa cultura inclui um diversificado leque de ideologias e formas de expressão, incluindo o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, o comportamento, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro docontexto da contracultura, como reação à não violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.
O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes, patches, lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zíperes nas pernas), bottons de bandas punk e deprotesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano, colorido, espetado, etc.), sendo esta combinação aleatória, ou de acordo com combinações comuns a certos subgêneros punks, ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão...
tracking img