Tribos urbanas - emo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................2

CAPÍTULO 1 ORIGEM........................................................................................2

1.1 ORIGEM NO BRASIL.......................................................................................4

CAPÍTULO 2 - MANEIRA DE SEVESTIR.........................................................5

CAPÍTULO 3 CARACTERÍSTICA.......................................................................6

CAPÍTULO 4 - DISCRIMINAÇÃO.......................................................................7

5 - CONCLUSÃO.................................................................................................8

6 -BIBLIOGRAFIA..............................................................................................9

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho está relacionado com Tribos Urbanas, voltado principalmente para a tribo EMO. Vamos descrever um pouco sobre tribos urbanas depois falaremos sobre a tribo em questão, o surgimento da tribo EMO no cenário mundial é uma mudança na estrutura da sociedade. Proveniente de umgênero musical, essa ideologia transcendeu o contexto da música, a origem e trajetória desse movimento, e o estilo musical, evoluiu tanto que tornou-se um estilo de vida, tornando-se uma tribo. Levantaremos a origem dessa tribo, seu estilo musical e como essa tribo é vista pela sociedade. Ao final, acreditamos que poderemos compreender além do movimento EMO, outros movimentos sociais provenientes daesfera da música.

CAPÍTULO 1 – ORIGEM

Tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas. A sociedade é formada por várias tribos diferentes,cada uma com seu estilo e cultura. As tribos urbanas com o tempo ganharam as cidades e hoje existem dezenas delas espalhadas por aí. Os grupos mais conhecidos são: os hippies, góticos, emos, skin heads, e muitos outros. Os hippies já existem há muitos anos e ficaram mais famosos e conhecidos na década de 60 e continua até hoje, mas naquela época era mais forte e com mais adeptos, já a tribo emo éuma tribo mais moderna e mais recente. São adolescentes que se consideram emotivos por algum motivo, se vestem com roupas pretas, roxas, listradas, usam maquiagem forte e usam o tênis all star. Cada tribo com sua personalidade e moda diferente, mas todos devem se respeitar.
[pic] Figura-1 Uma caricatura clássica do estilo emo.

Este termo originalmente era utilizado para designar oestilo de música “emotional hardcore” dos anos 80 no cenário punk rock. No entanto, nenhuma banda mesmo aquelas que deram origem ao estilo, aceitam o rótulo de emo.
Emo é uma palavra ambígua, pode ser utilizada tanto como um rótulo que agrega bandas que emergem do cenário undergroud, quanto para definir a cultura alternativa onde uma pessoa demonstra muita sensibilidade. Esse termo EMOabrevia a expressão em inglês Emotional Hardcore (hardcore emocional) e foi dado ao estilo musical proveniente do punk rock. Surgida nos anos 80, em Washington DC, a música EMO, ou emocore, mescla o som pesado, característico do punk, com letras introspectivas e românticas. Conflitos com os pais, decepções amorosas, indignações com o mundo são os temas abordados nessas letras.
O Emo entrouna cultura popular no início da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessional e da emergência do subgênero "Screamo”, o estilo musical surgiu através de bandas como Rites of Spring e Embrace, que tinham um som parecido com o punk original, mas com um ritmo um pouco menos acelerado e com canções mais emotivas. Bandas de hardcore já estabelecidas. Em 1982, o estilo EMO...
tracking img