Karen horney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KAREN HORNEY

Feminista à frente do seu tempo, Karen Horney estudou psicanálise freudiana em Berlim. Descrevia seu trabalho como sendo uma extensão do sistema de Freud e não como uma tentativa de suplantá-lo
 
A médica psicanalista Karen Horney (1885-1952) enfatizou a preeminência de influências sociais e culturais sobre o desenvolvimento psicossexual, focalizou sua atenção sobre aspsicologias divergentes de homens e mulheres e explorou as vicissitudes dos relacionamentos maritais.

        Sua visão de que a repressão e a sublimação de impulsos biológicos não são os determinantes primários do desenvolvimento da personalidade levaram à sua remoção como instrutora no New York Psychoanalytic Institute e a que ela fundasse, em 1941, o American Psychoanalytic Institute.        TEORIA DA PERSONALIDADE. Horney sustentou que o desenvolvimento da personalidade resulta da interação de forças biológicas e psicossociais que são singulares para cada pessoa. Na medida em que o cerne de cada personalidade é um self real duradouro equivalente parcialmente ao ego freudiano e parcialmente ao estado de ego infantil de Eric Berne, o self real combina escolha, vontade, responsabilidade,identidade, espontaneidade e vivacidade. Um processo natural em desenvolvimento de auto-realização conduz ao desenvolvimento do potencial humano em três direções básicas: em direção aos outros, a expressão de amor e confiança; contra os outros, para a expressão de oposição saudável; e para longe dos outros em direção à autossuficiência.

        Embora as condições, durante a infância, possam bloquear odesenvolvimento psicológico, o crescimento saudável é sempre possível se os bloqueios internos são removidos. As crianças cujas situações familiares as levaram a sentir-se sob perigo concentram em sobrevivência psicológica e podem fazer isso desenvolvendo mecanismos de enfrentamento estereotipados.

        Horney pensou que os atributos de passividade e sofrimento não eram biologicamenteespecíficos às mulheres conforme ensinados pelos analistas da sua época e que personalidades masculina e feminina são, em realidade, culturalmente determinadas.
 A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como "o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil" (Horney, 1945, p. 41.) Essa definição caracteriza os sentimentos da suainfância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como a falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Assim, essa condição não é inata, mas resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Horney não aceitava a visão freudiana dosinstintos como forças motivadoras e propunha que a criança desamparada fosse guiada pela necessidade de buscar segurança, estabilidade e de eliminar o medo em um universo cheio de ameaças.
   TEORIA DA NEUROSE. Horney definiu neurose tanto em termos intrapsíquicos como interpessoais. Ela observou que seus pacientes queixavam-se não das neuroses sintomáticas como fobias e compulsões, mas deinfelicidade, bloqueio e falta de preenchimento no trabalho e inabilidade de estabelecer ou manter relacionamentos. Ela viu estes pacientes como apresentando complexos sistemas de padrões defensivos autoperpetuantes contra a ansiedade básica que iniciou na primeira infância - neuroses de caráter. Busca de segurança. As crianças movem-se psicologicamente em três direções para aliviar sua ansiedade, paratornar a vida segura e previsível e para obter satisfação. Elas buscam afeto e aprovação ou elas se tornam hostis ou elas se retraem. As crianças por fim usam a estratégia de enfrentamento que melhor satisfaz suas necessidades, mas se apenas uma estratégia básica é usada, as crianças tornam-se limitadas em seu repertório de enfrentamento em sua experiência de si mesmas e do seu mundo. Seu...
tracking img