Politica tributaria brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil é constituído por uma gigantesca estrutura tributaria, onde são inúmeros os impostos, e estes por sua maioria, são retirados do consumo e da produção. Essa questão nos remete a umaarrecadação tributaria injusta. Pois dessa forma, os impostos iram afetar a quem menos ganha, o trabalhador, que termina pagando mais pelos produtos de consumo necessários à sobrevivência, como alimentos porexemplo.
Em nosso país, quem mais ganha paga menos, 10% das famílias mais pobres no Brasil, termina pagando aproximadamente 32% da renda para pagar tributos, enquanto que das 10% das famílias maisricas pagam 22,7%.
Para entendermos bem, a situação em que o Brasil se encontra, temos dados do Banco Mundial (BM) onde o Brasil, ocupa a posição de N° 145º entre os países que mais tributam no mundode uma lista de 181.
Nós cidadãos brasileiros, pagamos tantos impostos, em uma quantia tão grande, que a cada R$100,00 ganhos em torno de 40% vão para o governo. Com efeito, a evolução da cargatributária no Brasil através dos anos, confirma a voracidade do governo em arrecadar cada vez mais, tirando recursos da economia para manter a estrutura do elevado gasto público principalmente no que sereferem às despesas custeio do orçamento.
Vale ressaltar que outros países desenvolvidos possuem a carga tributária maior que no Brasil, porém, nesses países os cidadãos sabem como são gastos osimpostos que pagam. Essa é a grande critica feita ao sistema Tributário brasileiro, o problema não esta na quantidade de impostos, e sim, em seus fins.
De acordo com dados do IBPT, na década de 70 noBrasil se trabalhava 76 dias ou dois meses e 16 dias para pagar impostos, na década seguinte foi de 77 dias ou 2 meses e 17 dias, e na década de 90, se chegava a trabalhar 102 dias ou 3 meses e 12dias.
Uma diminuição na carga tributaria, resultaria em mais recursos na economia para investimentos e consumo e ainda sobraria uma parcela dos ingressos para poupar. Menos tributos desonerariam as...
tracking img