Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DAS DIVERSAS MATÉRIAS DO CONHECIMENTO


O conhecimento se divide em duas espécies, como conhecimento do fato e como conhecimento da conseqüência deuma afirmação para a outra. A primeira denominada como sensação e memória, e a segunda como ciência.
A história é o registro do conhecimento dos fatose se divide em história natural e história civil. “Os registros da ciência são livros que contém a demonstração das conseqüências de uma afirmação para a outra”.DO PODER, DO VALOR, DA DIGNIDADE, DA HONRA E DA EXCELÊNCIA


Como é mencionado por Hobbes, o poder de um homem é baseado nos meios que eledispõe para alcançar, no futuro, algum bem evidente que pode ser natural ou instrumental.
O poder natural advém das faculdades do corpo e da mente, já ospoderes instrumentais são adquiridos através destas faculdades ou por meio da sorte.
O estado representa o maior poder humano, pois é a integração devários homens unidos com o consentimento de uma pessoa natural ou civil, o que define que “ter servos é poder, como também ter amigos, pois isso significa união deforças”.


“O valor ou conceito de um homem é, como para todas as outras coisas, seu preço; isto é, depende de quanto seria dado pelo uso de seu poder... amanifestação do valor que nos atribuímos mutuamente é o que em geral conhecemos por honra e desonra... a estima pública de um homem, que é o valor que lhe é conferido peloEstado, é o que denominamos ordinariamente dignidade”.


Já a excelência é diferente da estima ou valor de uma pessoa e é conhecida como aptidão.
tracking img