Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O conhecimento na idade media e antiga era visto pelos filósofos de sua época como conhecimento metafísico, na idade moderna existe uma mudança de vertente e o conhecimento começa a ser baseado na razão natural, foi uma época marcada pela racionalismo e pelo naturalismo, o pensamento filosófico de Kant mais tarde conhecido como criticismo representa a critica mais radical ao pensamentometafísico, seu trabalho “Crítica da Razão Pura” é considerado sua obra mais influente e mais lida. O presente trabalho visa mostrar como o conhecimento é visto por Kant na obra Crítica da Razão Pura.







Introdução



Na idade antiga e na média por volta dos anos 400. AC a 1400. dc prevaleceu o modo metafísico de pensar. Para os filósofos desta época as coisas possuíam umaexistência autônoma objetiva independente da consciência humana, para eles elas eram essências criadas por Deus ou existindo eternamente, existia uma idéia de arvore perfeita e as arvores que percebemos com nossos sentidos são copias imperfeitas dessas essências. O pensamento metafísico buscava conhecer os objetos atingindo sua essência. Na idade moderna acontece uma ruptura nesse modo de pensar e uma novavertente começa a ser seguida, os filósofos desta época acreditam que todo conhecimento somente poderia vir a partir da razão natural, a metafísica é substituída pela ciência em um período marcado pelo racionalismo e pelo naturalismo.

Immanuel Kant, alemão nascido em 22 de abri de 1724 faleceu 12 de fevereiro 1804. Foi um filósofo prussiano geralmente considerado como ultimo grandefilosofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes. A filosofia de Kant conhecida ficou conhecida posteriormente como criticismo, ela representa a critica mais radical a proposta do pensamento metafísico desenvolvido na idade média. Em seu livro “Critica da Razão Pura” Kant trata da origem do conhecimento e define dois tipos, o conhecimento empírico e oconhecimento a priori (puro).

Segundo Immanuel Kant “Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimentos começam com a experiência, porque, com efeito, como haveria de exercitar-se a faculdade de se conhecer, se não fosse pelos objetos que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmas representações” o conhecimento empírico vem do que podemos perceber destasexperiências somadas ao que nossa capacidade cognitiva consegue lhe acrescentar. Também segundo Kant “Entenderemos, pois, daqui por diante, por conhecimento “a priori”, todos aqueles que são absolutamente independentes da experiência; eles são opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só são possíveis mediante a experiência.” Sendo assim temos por conhecimento a priori aquele que não depende de nenhum tipode experimentação, mais ele pode se iniciar em uma, ele exemplifica como juízo neste juízo ele diz “toda mudança tem uma causa”, não se pode provar com experiência que todas as mudanças no universo tem uma causa e nem é necessário que se prove para admitir isto, por isso podemos chamar este de conhecimento a priori, embora o conceito de mudança seja adquirido com experiências então temosconhecimento a priori definido como todo conhecimento não teve sua conclusão formada por experiências, o conhecimento a priori não depende de experiências para ser conhecido, este conhecimento é um tipo de conhecimento abstrato enquanto o conhecimento empírico é mais palpável.

Os conhecimentos “a priori” baseados na razão são inegáveis e não acrescentam em nada nosso conhecimento sobre o mundo, sãomeramente explicativos, como disse Immanuel Kant “Como esse procedimento dá um conhecimento real “a priori” que segue uma marcha segura e útil, enganada e iludida a razão, sem o notar, entra em afirmações de uma natureza completamente distinta e totalmente estranha ao conceito dado “a priori” e sem que saiba como as conseguiu, nem se lhe ocorra fazer-se semelhante pergunta” o conhecimento “a...
tracking img