Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA








Fundamentos Filosóficos da Educação









BELO HORIZONTE
2013
Capitulo 1
Faça uma pesquisa sobre qualquer um dos filósofos mencionados neste capitulo. Apresente um pouco de sua vida, suas principais obras e um resumo de suas ideias.
Karl Marx
Biografia:
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa eequilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Obras:
O Manifesto Comunista

(originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei),publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga. O Capital (em alemão: Das Kapital) é um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) de Karl Marx comocrítica ao capitalismo (crítica da economiapolítica). Muitos consideram essa obra o marco do pensamento socialista marxista. Nesta obra existem muitos conceitos econômicos complexos, comomais valia, capital constante e capital variável, uma análise sobre o salário; sobre a acumulação primitiva, resumindo, sobre todos os aspectos do modo de produção capitalista, incluindo uma crítica sobrea teoria do valor-trabalho de Adam Smith e de outros assuntos dos economistas clássicos.

A Ideologia Alemã 
(originalmente A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas; em em alemão: Die deutsche Ideologie. Kritik der neuesten deutschen Philosophie in ihren Repräsentanten Feuerbach,B. Bauer und Stirner, und des deutschen Sozialismus in seinen verschiedenen Propheten) é o primeiro livro escrito conjuntamente (mas não o primeiro a ser publicado pela dupla) por Karl Marx e Friedrich Engels. É considerado como um dos mais importantes livros escritos por estes dois autores e marca uma fase intelectual mais avançada de Marx, além de seu rompimento com o chamado hegelianismo deesquerda. O objetivo fundamental da obra é fazer uma crítica aos "jovens hegelianos", principalmente os filósofos Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner (que dão título, respectivamente, aos três capítulos do livro), como produtores de uma ideologia alemã conservadora, apesar de se auto-denominarem teóricosrevolucionários.
Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie (em português: Elementos fundamentais para a crítica da economia política, conhecido simplesmente como Grundrisse) é um manuscrito de Karl Marx, completado em 1858. A publicação póstuma em 1941 foi organizada pelo Instituto de Marxismo-Leninismo de Berlim e Moscou (na época da URSS).
Muito comentada por autores de todo o mundo embora não lançado por muitos países nem em muitas línguas (a primeira tradução parao português foi lançada no Brasil em agosto de 2011). Na verdade são os rascunhos escritos, que, reorganizados, dariam origem aos livros de O Capital. Curiosamente, Marx não recomendava sua publicação pois quando os escrevera não estava bem de saúde e achava que isso teria prejudicado o estilo. Alguns trechos foram retirados, outros foram acrescentados, quando da edição de O Capital. Esses volumososrascunhos, organizados em cadernos, foram analisados posteriormente em Gênese e Estrutura do Capital de Marx, de Roman Rosdolsky,1 que atestou que alguns conteúdos foram descartados ou tiveram sua formulação alterada, ao passarem para os planos de O Capital.Um exemplo é o capítulo sobre Formações econômicas pré-capitalistas (Formen, die der kapitalistischen Produktion vorhergehen).

As Teses...
tracking img