Kant esclarecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resposta a pergunta "O que é esclarecimento?" - Kant

Immanuel Kant, em seu artigo “O que é esclarecimento?”, entende o esclarecimento (Aufklärung) como uma condição moral. Pode ser explicado comoa combinação do conhecimento sobre um assunto específico com a autonomia crítica do conhecedor, para isso é preciso descobrir quais são os nossos limites e possibilidades em relação ao conhecimento
Otexto gira em torno do conceito de ‘esclarecimento’. Ao seu início, Kant aponta que este seria uma iluminação, ou certa maturidade, de cada homem que se desenvolve quando expressa sua razão. Baseadona ideia de que ser menor, ou como diz com suas próprias palavras “sua menoridade”, é cômodo, o homem não se preocupa em desenvolver seus próprios pensamentos, deixando essa tarefa para outros que seincumbem a fazê-la por trabalho ou cargo.
O filósofo define a menoridade como a incapacidade do homem de fazer uso de seu próprio entendimento. Em certas etapas da vida, a menoridade pode serconfundida com a imaturidade. Já em outras ocasiões, classifica-se menoridade auto-imposta – quando o sujeito que já possui capacidade intelectual para o esclarecimento não o busca, por motivos comopreguiça, comodidade ou oportunismo.
Cita como exemplo um médico que decide a respeito de sua dieta, portanto não tem porque se preocupar com esse tipo de coisa. Talvez seja a falta de coragem de agir comseus princípios, uma falta de decisão ou mesmo a preguiça, deixando-se assim guiar-se por outras pessoas.
Sendo assim, Kant explica que o esclarecimento nada mais é do que a saída do homem de suamenoridade, da qual ele próprio é culpado, ou seja, quando a causa da mediocridade for a falta de decisão e de coragem de servir-se de si mesmo. Com isso, passa a ser difícil para os ‘menores’ sedesvencilhar dessa falta de esclarecimento, uma vez que a mediocridade tenha se tornado parte de sua natureza.
Em seguida, discorre sobre o pequeno contingente de pessoas que conseguem sair da mediocridade,...
tracking img