Esclarecimento kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta “Que é esclarecimento?” In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.


Jucimar Santos de Jesus[1]



Que é esclarecimento?
Immanuel Kant (1724 - 1804) foi um filósofo alemão, considerado um dos maiores da história e dos mais influentes no ocidente. Vindo de família pobre criado na religião protestante. Lecionou geografia e iniciou a carreirauniversitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770, foi nomeado professor catedrático na Universidade de Königsberg. Kant construiu um sistema filosófico, operando uma resolução entre o racionalismo de Descartes e Leibniz e o empirismo dos filósofos David Hume e John Locke. Sua obra, Crítica da Razão Pura, visava colocar todas as questões sob análise racional, sem a confusão que os sentidos poderiamcausar para uma conclusão mais cuidadosa. Tentou, então, resolver o problema do conhecimento racional e empírico, pois não concordava que a experiência sensível era limitada. Kant achava que as verdades universais poderiam ser encontradas a priori, ou seja, antes de qualquer experiência. Assim, para Kant, o espírito ou razão modelava e coordenava as sensações, sendo as impressões dos sentidosexternos apenas matéria prima para o conhecimento. Kant negava que existia uma verdade última ou a natureza íntima das coisas. Por isso, propôs uma espécie de código de conduta humano, surgindo daí, ideias para outra obra famosa, o seu livro A crítica da Razão Prática, que funcionaria como leis éticas que regeriam os seres humanos. A estas leis, deu o nome de Imperativo Categórico. Kant passou toda asua vida na cidade onde nasceu, em Königsberg, onde levou uma vida metódica e circunspecta. Kant manifestou grande simpatia pelos ideais da Independência Americana e depois da Revolução Francesa. Foi um pacifista convicto. É lendária a forma extremamente regrada como vivia. Conta-se que a população de Königsberg acertava os relógios por ele quando passava pelas suas janelas nos seus passeiosdiários, sempre às 16h30. Morreu aos 80 anos.
No inicio do texto Resposta à pergunta: Que é Esclarecimento? Kant começa definindo Esclarecimento sendo “a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado.” “A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo”. De acordo com essas definições verificamos que se o homem não estiver com algumempecilho no seu entendimento, ele torna-se o único responsável por essa menoridade, pois acaba apresentando ausência de determinação e audácia de responsabilizar-se por si próprio, preferindo estar submisso às ideias e decisões de outras pessoas. Indo ao desencontro do slogan da palavra esclarecimento a qual propõe que o indivíduo faça uso de seu próprio entendimento.
Kant aponta que ascausas de menoridade de boa parte dos homens, após a natureza terem libertado dessa menoridade em todo o ciclo de sua vida são a preguiça e a covardia. Ainda com esta afirmação, Kant nos mostra que a preguiça e a covardia é a causa responsável pela facilidade destes indivíduos serem manipulados por outras pessoas. Podemos até pensar: “É cômodo ser menor”. Dessa maneira muitos mecanismos podemproporciona esta situação de eternização da menoridade; como um livro que governa o pensamento do indivíduo ou um representante de alguma instituição religiosa que age como a consciência desse indivíduo, estes são alguns exemplos de como o indivíduo permanece “menor” e não pensa por si mesmo, ficando nesta condição não fazendo uso de seu entendimento permanecendo condicionados a essa situação. Estadependência começa a transforma-se em uma natureza, e este ser acaba afeiçoando-se a ela, entretanto, um número bem reduzido consegue a libertação dessas limitações.

Segundo Kant, qualquer indivíduo tem a capacidade de se vê livre da menoridade, por mais problemático que este serviço se apresente, mas para que isso aconteça, ele necessita que lhes ofereçam a liberdade. Parece-me que, para o...
tracking img