Digestao de ruminantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BÁRBARA C. LOURÊDO DA SILVA
BETHÂNEA CECÍLIA ROCHA VELOSO
ELLEN CAROLINA DOS SANTOS
KÁTIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
NARA CARDOSO DE SENNA E SOUZA

GASES PRODUZIDOS
NA DIGESTÃO DOS BOVINOS

BELO HORIZONTE
NOV/2012
1- DIGESTÃO
Após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. No entanto, a maioria deles não as atinge diretamente. Precisam ser transformadaspara então, nutrir o nosso corpo. Isto porque as células só conseguem absorver nutrientes simples e esse processo de “simplificação” recebe o nome de digestão. Existem quatro tipos de digestão:
Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipode digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
Digestão extracelular: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A partir de nematóides, seres heterotróficos multicelulares, a digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, digestão extra corporal, como os fungos, ou no interior do organismo, digestão intracorporal, comoacontece nos animais.
Digestão extra e intracelular: inicia-se no tubo digestivo e completa-se no interior da célula. É o que acontece nos celenterados, onde a digestão inicialmente se processa no interior da cavidade gastrovascular, e em seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completa intracelularmente.
Digestão extra corporal:ocorre fora do corpo do predador.
Nos não ruminantes a digestão começa já na boca, quando o alimento é triturado e se mistura a saliva, formando um bolo alimentar. Quando engolido o alimento vai para o estômago e recebe a ação química do suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico – HCl - e em enzimas - pepsina e renina) e se transforma em quimo.
O quimo segue então para a regiãopilórica (saída do estomago) atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.
Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dosnutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.
Já nos seres ruminantes, como os bovinos, a digestão é mais complexa, pois é preciso que ocorra a quebra da celulose.
2- PROCESSOS DA DIGESTÃO NOS RUMINANTES
A digestão dos ruminantes ocorre por um mecanismo particular, diferenciado dos demaisanimais. Os ruminantes se alimentam basicamente de vegetais (folhagem), portanto são considerados herbívoros (cuja alimentação é de origem vegetal). Ao longo do aparelho digestivo, existem bactérias e protozoários que processam a digestão química da celulose. Os órgãos envolvidos neste processo digestivo realizam a digestão mecânica, proporcionando a fragmentação dos alimentos ingeridos, inicialmentepor meio da mastigação efetivada na cavidade bucal. Em seguida o alimento é conduzido até o rúmen por intermédio do esôfago, onde o alimento é amassado e sofre a ação de bactérias, protozoários e fungos que degradam a celulose encontrada no alimento ingerido. Depois de fermentados, os carboidratos dos vegetais (celulose, amido e açucares) produzirão ácidos orgânicos que serão absorvidos pelaspapilas ruminais encontradas na parede do rúmen, fornecendo energia ao animal, além de vitaminas, metano e gás carbônico.
Após o processamento do alimento no rúmen, o bolo alimentar formado é transportado até o retículo que funciona na movimentação do alimento ingerido para o rúmen,na regurgitação do alimento e na expulsão dos gases(eructação). Depois de muito mastigar o alimento regurgitado, os...
tracking img