Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento kanban na PME
*tudo isso buscando aumentar a flexibilidade de produção e reduzir tempos improdutivos. Manutenção produtiva: elaborando cronogramas para a realização das manutenções periódicas em todos os equipamentos produtivos, com treinamento para realização de reparos e manutenções diárias pelos próprios operadores. Assim, a redução do custo de fabricação tornou-se uma tarefadiária, buscando uma maior relação custo/preço, para alcançar maior vantagem competitiva em relação às ameaças de novos entrantes.
Kanban
Também evita que sejam feitos produtos não requisitados, eliminando perdas por estoque e por superprodução. Os sinais visuais podem variar desde a sua forma mais clássica que e um cartão, ate uma forma mais abstrata como o kanban eletrônico, o fundamental e que okanban transmita a informação de forma simples e visual e que suas regras sejam sempre respeitadas.
O que e kanban
*O sistema kanban foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques, com a função primordial de viabilizar a produção “Just in time”. Portanto o ganho real no sistema produtivo advém do funcionamento “Just in time” daoperação e não necessariamente da aplicação ou não de kanban.
*sistema kanban – e usualmente composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, são tomadas as decisões priorização de produção, setup de maquinas e ate mesmo de paradas de linha para manutenção. Pode ser composto porkanbans de produção ou por kanbans de movimentação.
Kanban de produção
O loop de movimentação dos cartões e simples e a lógica e direta: ou os cartões estão no quadro, ou estão no estoque junto com o produto acabado.
Serve como etiqueta de identificação e de instrução de tarefa
Kanban de movimentação
Composto por dois loops de cartões, sendo um deles o loop de produção e o outro o loop demovimentação (também chamado de “retirada” ou “transporte”). O primeiro loop sinaliza a produção de novas pecas, e o segundo sinaliza o transporte para outras áreas, unidades ou distribuidores. A produção só recebe o aviso de necessidade se o produto efetivamente saiu da empresa.
Serve como etiqueta de identificação e de transferência.
Kanban – Just in time
*Traz como grande inovação o conceito deeliminar estoques (estoque zero).
* JIDOKA – A ,!utonomação ('jidoka") consiste em facultar ao operador ou à máquina a autonomia de parar o processamento sempre que for detectada qualquer anormalidade no processamento. Este conceito surgiu na Toyota a partir dos esforços de Oh no para que um trabalhador pudesse operar simultaneamente mais de uma máquina, aumentando com isso a eficiência da produção?Na verdade, a palavra "jidoka" significa simplesmente automação. "Ninben no tsuita jidoka" ou "Ninben no aru jidoka" expressam o verdadeiro significado do conceito, ou seja, que a máquina é dotada de inteligência e toque h umano. 8 A utonomaça-o e muitas vezes expressa como simplesmente "automação com toque humano" e a palavra "jidoka" também é usada, simplificadamente, com este mesmosignificado. Shingo prefere o termo "pré-automação" para definir a máquina com capacidade de parar automaticamente. quando a quantidade requerida foi atingida ou quando al~o anormal acontece no processamento. Embora a autonomação esteja freqüentemente associada à automação, ela não é um conceito restrito às máquinas. É importante notar que o conceito de autonomação tem muito mais identidade com a idéia deautonomia do que com automação. Enquanto a autonomia para a interrupção da linha é condição fundamental, a automação desempenha um papel secundário, nem sempre presente. No STP a autonomação e ampliada para a aplicação em linhas de produção operadas manualmente. Neste caso, qualquer operador da linha pode parar a produção quando alguma anormalidade for detectada. II A idéia central é impedir a...
tracking img