O capital de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objeto deste trabalho esboça brevemente “O Capital” obra máxima de Karl Marx, tendo em vista abordar a política econômica de uma sociedade moderna onde tem como principal aspecto de vida o sistema capitalista que é estudado por Marx não como um marco final da história, mas como presente conteúdo dela. Tendo como base a teoria valor-trabalho.

Desenvolvimento
Trabalho e ValorA base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso. Marx adota a teoria do valor, desenvolvida pelos clássicos, pela qualo valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário à sua produção.
Sob o capitalismo, todavia, os produtos do trabalho tomam a forma de mercadorias. Uma mercadoria, como assinala Adam Smith, não tem simplesmente um valor de uso. Mercadorias são feitas, não para serem consumidas diretamente, mas para serem vendidas no mercado. São produzidas para seremtrocadas. Desse modo cada mercadoria tem um valor de troca, "a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de um outro tipo". (O Capital vol. .1, doravante C1 ) Assim, o valor de troca de uma camisa poderá ser uma centena de lata de ervilhas.
Marx explica que o dinheiro é como uma mercadoria que ocupa uma posição muito especial dentro do sistema detroca: a ele todas as mercadorias se referem para encontrar a expressão de seu valor. O dinheiro serve para facilitar as relações de troca ou pagar dívidas, sendo, pois, uma espécie de intermediário entre valores previamente determinados.
Se as trocas movimentam valores equivalentes, se, além disso, o salário representa a troca entre o produtor e o trabalhador, o valor de um produto final seriadeterminado pelo tempo socialmente necessário gasto em sua produção, isto é, por todos os tempos de trabalho que progressivamente se foram acumulando nele, desde o momento em que começou a ser trabalhado até sua chegada ao consumo. Para resolver essa questão, Marx recorre ao duplo caráter do trabalho produtor de mercadoria.
O valor de troca de uma mercadoria é simplesmente o montante pelo qualserá trocado por outras mercadorias. Os valores de troca refletem mais o que as mercadorias têm em comum entre si, do que suas qualidades específicas. Um pão pode ser trocado por um abridor de latas, seja diretamente ou por meio de dinheiro, mesmo que suas utilidades sejam muito diferentes. O que é isso que eles têm em comum, que permite a ocorrência dessa troca?
A resposta de Marx é que todas asmercadorias têm um valor, do qual o valor de troca é simplesmente o seu reflexo. Esse valor representa o custo de produção de uma mercadoria à sociedade. Pelo fato de que a força de trabalho é a força motriz da produção, esse custo só pode ser medido pela quantidade de trabalho que foi devotada à mercadoria.
Assim, o trabalho tem um "caráter dual":
"Todo trabalho é, por um lado, dispêndio deforça de trabalho do homem no sentido fisiológico, e nessa qualidade de trabalho humano igual ou trabalho humano abstrato gera o valor da mercadoria. Todo trabalho é, por outro lado, dispêndio de força de trabalho do homem sob forma especificamente adequada a um fim, e nessa qualidade de trabalho humano concreto útil produz valores de uso." (Cl, p. 53)
Marx não estava interessado especificamenteem preços de mercado. Sua meta era entender o capitalismo como uma forma de sociedade historicamente específica, descobrir o que faz o capitalismo diferente das formas anteriores de sociedade, e que contradições levariam à sua futura transformação. Marx não queria saber em que medida o trabalho formava o valor de troca das mercadorias, mas em que forma o trabalho realizava essa função e porque...
tracking img