Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. O cartão pode ser substituido por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de umalinha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entregae a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada na Toyota (Japão) por TaiichiOhno.

2.0 Sistema Toyota de Produção

No Sistema Toyota de Produção os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma únicamáquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema.




Foram desenvolvidas diversas técnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados.
A visão geral do sistema kanban e principal característica da filosofia JIT é o fato dele “puxar” o processo de produção, em que o processo subseqüente retirará as partes do processoprecedente. Fica, aqui, evidenciada a relação cliente-fornecedor que o JIT congrega e que o kanban é utilizado para movimentar e autorizar a produção.
Numa fábrica JIT utilizando o sistema kanban, as funções de programação e controle da produção são divididas entre o departamento de programação da produção e a supervisão da fábrica.
Kanban simplesmente significa quadro de avisos, cartão, bilhete.Com a produção just-intime, o operário do processo seguinte retira as peças do processo anterior, deixando um kanban, que significa a entrega de uma determinada quantidade de peças específicas. Por ser uma ferramenta muito importante da produção just-in-time, kanban, se tornou sinônimo de produção just-in-time.
O departamento de planejamento da produção fica responsável pelo planejamento daprodução, até a emissão do programa mestre, e pelos pedidos para os fornecedores externos.
O kanban assume todas as funções de controle da produção abaixo do programa mestre mensal. Toda a produção da fábrica, o fluxo de peças dos fornecedores externos e o controle do inventário da fábrica se tornam responsabilidade da supervisão. O sistema kanban é operado pelos empregados da linha de produção, osquais possuem a visibilidade e o
conhecimento profundo das necessidades imediatas dentro da fábrica, para atender às necessidades do programa mestre de produção.

3.0 O sistema kanban “inicio”

O sistema kanban foi desenvolvido na década de 60 pelos engenheiros da Toyota Motors Cia, com o objetivo de tornar simples e rápidas as atividades de programação, controle e acompanhamento de sistemasde produção em lotes.


No sistema kanban de puxar a produção, não se produz nada até que o cliente (interno ou externo) de seu processo solicite a produção de determinado item.
O sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica. Essas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis...
tracking img