Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Kanban

O Sistema KANBAN, embora não seja algo novo (as primeiras implementações no Brasil datam das décadas de 80 e 90), vem sendo muito difundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso também na indústria de softwares.
Sistema Toyota de Produção se apóia em dois grandes pilares: o Jidoka e o Just in Time. OFluxo Contínuo, o Tempo Takt e o Sistema Puxado formam a estrutura do pilar do Just in Time (figura 1). E a ferramenta Kanban, embora não faça parte diretamente da estrutura da casa do Sistema Toyota de Produção, auxilia o cumprimento do Tempo Takt pela produção e o controle do Sistema Puxado nos locais onde não foi possível criar Fluxo Contínuo. Portanto o Kanban assume funções importantes no Justin Time.
.
[pic]

História do Kanban

Após a 2ª guerra o Japão verificou a necessidade de melhorar sua produtividade para baixar custos. A idéia do Kanban nasceu em 1953 em uma pequena indústria de caminhões chamada TOYOTA.
O empresário da Toyota, em visita aos EUA observou o funcionamento de um supermercado, nos seguintes aspectos:

•Mercadorias distribuídas em prateleiras;•Informações necessárias em um pequeno cartão
•Mercadoria retirada pelo próprio consumidor
•Reposição é feita de acordo com a demanda

Este executivo chamava-se Taiichi Ohno, ligou o processo a um Kanban (Achou um bom nome para o método).

As principais características observadas foram:

- O processo posterior deve respeitar o processo anterior
- Qualquer retirada sem um cartão Kanban seráproibida(puxar a produção).
- Qualquer produção que seja maior que o número de Kanbans será proibida.

O que é KANBAN

Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de KANBAN e Just in Time. O Sistema KANBAN foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação controle visual de produção e estoques. Portanto o ganho real no sistema produtivo advém do funcionamento "Just in Time" daoperação e não necessariamente da aplicação ou não de Kanbans.
A palavra Kanban vem do Japonês e quer dizer sinal, cartão, ou registro visual. Por isso, qualquer aplicação de Sistema de Gestão Visual na empresa poderia, literalmente, ser chamado de Kanban. Mas embora estejamos acompanhando recentemente um crescimento acentuado da utilização dos conceitos de Kanban no desenvolvimento de softwarese novos produtos, a grande maioria das aplicações se refere à produção e às atividades de chão de fábrica fazendo com que o termo passasse a ser considerado sinônimo de gestão visual da produção.
Kanban é um sistema de gestão visual da produção que tem por objetivo: viabilizar o Sistema Puxado através da visualização imediata da demanda real do processo cliente, controlar os níveis de estoquemantendo-os dentro dos padrões pré-estabelecidos, e permitir o acompanhamento do ritmo da produção em relação ao ritmo de consumo do cliente evitando superprodução e geração de estoques excessivos.

O Sistema KANBAN

O Sistema Kanban é usualmente composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartõesdisponíveis nos quadros, são tomadas as decisões priorização de produção, setup de máquinas e até mesmo de paradas de linha para manutenção. O Sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação.
O Sistema Kanban composto apenas pelos Kanbans de Produção é muito mais simples e, por este mesmo motivo, muito mais utilizado pelas empresas.O Loop de movimentação dos cartões é simples e a lógica do sistema é direta: ou os cartões estão no quadro, ou estão no estoque junto com o produto acabado.
Como funciona: o sinal (usualmente um cartão) que autoriza a produção de determinada quantidade de um item. Uma quantidade fixa de cartões circula no sistema entre o processo fornecedor e o processo cliente e sempre que uma peça (ou...
tracking img