Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(INTRODUÇÃO) O Kanban costuma ser confundido com o JIT, sendo muitas vezes tratado como sinônimo. Na realidade os dois têm muito em comum, sendo o Kanban, cujo significado em japonês – “registro visual” ou cartão, ou ainda “anotação visível”,como é muito conhecido, é um mecanismo expedito através do qual uma seção ou posto de trabalho da fábrica informa sua necessidade de peças para a seçãoprecedente. Conclui-se que na verdade o Kanban é uma técnica de controle de produção através de sinais visíveis.

Origem do Kanban
Taiichi Ohno foi o idealizador do Kanban que foi aplicado pela primeira vez na Toyota em 1953. Embora estivesse estudando desde a década de 40. Mais uma vez a inspiração surgiu das práticas americanas, mais especificamente das suas observações nos supermercados sendo porisso também conhecido como “supermarket system”. Num supermercado, as mercadorias estão distribuídas nas prateleiras com as informações necessárias colocadas num pequeno cartão. Quando um consumidor deseja adquirir determinado produto ele vai ao setor e retira a mercadoria na quantidade necessária. O supermercado de acordo com a demanda providencia a reposição das mercadorias vendidas. Elepercebeu que qualquer etapa de uma linha de produção poderia enxergar a etapa anterior como uma espécie de mercado onde seria possível apanhar as peças necessárias, na quantidade certa e no momento exato de utiliza-las. Pelo sistema kanban eliminam-se os almoxarifados de peças acabadas que são substituídos por pequenos supermercados próximos aos locais de consumo. A medida que os cartões kanban sãotrocados por peças nos supermercados, se inicia automaticamente a sua reposição pelos setores de fabricação.Os pontos que enfatizaram a implantação do sistema kanban foram a existência de recursos naturais, gerando uma atitude voltada ao controle do desperdício e o elevado grau de

conscientização do operário japonês com relação a importância da empresa onde trabalha e a retribuição por partedesta, repartindo os lucros com seus empregados. Os desperdícios apresentaram sete diferentes formas: Desperdício provocado pelo excesso de produção; Desperdício provocado pelo tempo ocioso; Desperdício provocado pela fabricação indevida; Desperdício provocado pelo transporte; Desperdício provocado pela produção rejeitada; Desperdícios provocados pelas atividades improdutivas; Desperdício provocadopelo estoque. Entretanto somente em 1962 o Kanban foi implantado em toda a companhia integrando, a partir daí os principais fornecedores.

Definições do Kanban
Os conceitos básicos do kanban são simples, mais existe uma discussão sobre os diferentes meios pelo qual a palavra “kanban” é usada: Significa cartão – literalmente, um registro ou placa visível, usados como meio de comunicação, detransmissão de dados e informação. Os cartões são usados para autorizar o movimento de material ou sua produção neste sistema de controle. Significa sistema de controle de fluxo de materiais, usando os cartões. No próprio contexto, refere-se à melhoria nos métodos de produção, indicados pelo uso de cartões kanban para o controle de material, os quais também são necessários para permitir que o sistema decontrole de material com kanban funcione. A tradução literal de kanban é “registro visível” ou “placa visível”, de maneira geral, kanban passou a significar cartão.

É um procedimento que utiliza cartões para operar “um sistema de puxar” de controle de material, o qual interliga todas as operações de suprimento a uma linha de montagem final. É um método que reduz o tempo de espera, diminuindo oestoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em fluxo uniforme e sem interrupção. O sistema kanban é um sistema manual. Ele admite a mesma relação para o controle de estoque que o sistema de duas gavetas admite para o “controle de estoque”. No sistema kanban, tanto a “requisição” quanto a “expedição” são delegadas as fabricação. Isto é visto como a principal vantagem,...
tracking img