Just in time e 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 3
Just In Time 4
Como implantar o Just In Time 7
Programa 5S. 8
Os 5 conceitos 8
Como Implantar o Modelo 5S na empresa. 12
Roteiro Sugestivo para implantar o 5S: 14
1ª etapa: equipe de implantação 14
2ª etapa: Planejamento 14
3ª etapa: Fotos e registros 15
4ª etapa: Reunião 15
5ª Etapa: Implantação 15
6ª Etapa: Acompanhamento 15
ISO 9000 16
PBQP-H16
ISSO 14001 17
ISSO 50001 18
Os benefícios da norma de gestão da energia ISO 50001: 19
Conclusão 20
Bibliografia 21

Introdução

O presente trabalho discursará sobre a tecnologia Just In Time, que visa reduzir estoques desnecessários, desperdício de espaço físico, e melhor aproveitamento de recursos e distribuidores. Analisaremos também a ferramenta 5S, visando sempre asmelhorias de desempenho e melhoria do bem estar do funcionário dentro da corporação. Analisaremos também os padrões ISO9000, ISO14001, PBQP-H e ISO50001, o porquê da necessidade de ser certificado, vantagens e os paços para sua correta implantação.

Just In Time

A Toyota Motors Company do Japão, em meados da década de 70 de desenvolveu um sistema de administração que pudesse coordenar a produção coma demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso, este sistema foi chamado de “Just In Time”.
O Just In Time é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa "filosofia", que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto,organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
A filosofia Just in Time procura sempre a eliminação de estoques, eliminação de desperdícios, manufatura de fluxo contínuo, esforço contínuo na resolução de problemas e melhoria contínua dos processos.
Seu objetivo fundamental é a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dosestoques, os quais tendem a camuflar problemas.
Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
(a) Problemas de qualidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entreestágios e os posteriores, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
(b) Problemas de quebra de máquina: quando uma máquina para por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são "alimentados" por esta máquinateriam que parar, caso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse, até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção normal novamente. Nesta situação o estoque também gera independência entre os estágios do processo produtivo.
(c) Problemas de preparação de máquina: quando uma máquina processa operações em mais de um componente ou item, é necessário preparara máquina a cada mudança de componente a ser processado. Esta preparação representa custos referentes ao período inoperante do equipamento, à mão de obra requerida na operação, entre outros. Quanto maiores estes custos, maior tenderá a ser o lote produzido, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de peças, reduzindo por consequência, o custo por unidade produzida.

Osistema Just In Time é mais do que um conjunto de técnicas, sendo considerada uma filosofia de trabalho. Seus objetivos fundamentais são qualidade e flexibilidade do processo. Esta filosofia diferencia-se da abordagem tradicional de administrar a produção nos seguintes aspectos:
Os estoques são considerados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, mas também, por...
tracking img