Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OUVIDO: SENTIDO DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO
SENTIDO DA AUDIÇÃO
Introdução
Nos próximos dois minutos, ouça os sons ao seu redor. Talvez alguns deles sejam ruídos em segundo plano, a maioria dos quais você ignora. Outros sons o suprem com informações. O mais importante é que você ouve sons que você aprecia, como as vozes de seus amigos ou sons musicais. A orelha é o órgão do sentido da audição.Mecanismo da Audição
A Física do Som
O som é uma onda mecânica que comprime e descomprime as moléculas do meio, criando alterações periódicas de compressão e rarefação. O fenômeno ondulatório propaga-se num único plano, apresenta uma amplitude (intensidade), freqüência (número de oscilações na unidade de tempo) e duração. Um tom puro é um som com uma única freqüência; podemos expressá-lo emciclos por segundo (cps) ou hertz (Hz). Os sons que emitimos e que ouvimos não são puros, mas compostos de várias freqüências. A voz humana possui uma nota fundamental que caracteriza a sua freqüência básica mais os vários harmônicos conferindo os timbres característicos. Assim, como os instrumentos musicais apesar de cada um produzir a mesma nota musical, todos causam uma impressão sonora diferenteporque os harmônicos que compõem a nota fundamental são diferentes.
Os sons audíveis para a espécie humana estão entre as freqüências de 20 a 20.000Hz; abaixo deste intervalo os sons são chamados de infrassons e acima, de ultrassons que não escutamos. Isso significa que audição se refere à capacidade de percepção e que é limitada conforme a espécie. Os cães e morcegos, por exemplo, escutam sonsbem acima dos nossos 20.000Hz. Os sons audíveis de alta freqüência nos causam a impressão sonora de agudo (alto) e os de baixa freqüência, grave (baixo). As variações na amplitude do som indicam a sua altura do som (forte ou fraco).
Para aquisição somente no site www.bioaula.com.br . Direitos autorais reservados. Permitido o uso somente pelo adquirente.
4
Ouvido: Sentido do Equilíbrio e daAudição www.bioaula.com.br
Apesar da limitação o nosso ouvido é fabuloso em termos de acuidade auditiva: detectamos uma ampla gama de intensidade dentro do espectro audível e, por isso, usamos uma escala logarítmica para exprimi-la: variações na ordem de 10 decibéis (dB) correspondem a uma variação de 100 vezes!! O nosso limiar de detecção sonora é, por definição, 0dB e quando os sons atingem os 130dB,torna-se desconfortável e nos causam dor. Uma peculiaridade do sistema auditivo é que o limiar de sensibilidade acústica depende da freqüência e intensidade do som e isso pode ser demonstrado pela curva de audibilidade. Ela indica que a menor intensidade sonora (0dB) é melhor detectada quando os sons estão na faixa de freqüência da fala humana; aquém e além desta faixa, a intensidade do som precisaser aumentada para que possamos ouvi-lo.
A relação estrutura função das três orelhas revela uma engenhosa solução que serve para superar a impedância física ar-líquido. Lembre-se de que quando o som se propaga do ar para a água uma significativa quantidade de onda é refletida (99%). Se não houvesse um mecanismo de compensação, seriamos todos meio surdos, pois as ondas mecânicas que vem do arprecisam ser transmitidas para dentro da cóclea cheia de líquido onde estão as células transdutoras.
ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)
O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média e orelha interna.
Orelha externa
Para aquisição somente no site www.bioaula.com.br . Direitos autorais reservados.Permitido o uso somente pelo adquirente.
5
A orelha externa é formada pelo pavilhão auricular e pelo meato auditivo. O pavilhão tem a forma de uma concha acústica e funciona como um coletor de ondas sonoras; o meato, um tubo rígido, direciona as ondas mecânicas em direção à membrana timpânica que vibra em ressonância. O meato acústico externo tem cerca de 2,5 cm de comprimento e 1,25 cm de...
tracking img