Juscelino

Páginas: 8 (1758 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Fundação Francisco Mascarenhas
Faculdades Integradas de Patos Bacharelado em Sistemas de Informação
Redes I – Pablo Tiburcio xDSL Juliana Nóbrega, Karlla Priscylla, Rannyhery Almeida
Patos – PB 2010 xDSL
O objetivo deste documento é apresentar os conceitos e características da tecnologia xDSL utilizada em redes de telefonia, abordando as motivações que levaram a criação desta tecnologia.Introdução
A criação da tecnologia xDSL veio da necessidade de maiores taxas de transmissão de dados junto com o baixo custo-benefício na implantação.
O termo xDSL é uma notação genérica que engloba todas as tecnologias derivadas do DSL usadas em redes de telefonia, como por exemplo ADSL, HDSL, ISDN – ISDL, VDSL, entre outras.
Aqui iremos apresentar alguns protocolos que fazem parte destafamília, as características do xDSL, veremos também uma comparação entre os protocolos e suas velocidades e algumas aplicações que usam esta tecnologia.
Tecnologia DSL
DSL é a transmissão de dados através da rede de telefonia, podendo haver troca de pacote de dados e de voz. Sua velocidade pode variar de acordo com tecnologia (hardware) utilizada pela empresa de telefonia. De 128Kbps a 24Mbps paradownload e, menor que ADSL (até 140 vezes um modem de 56Kbps) e igual à SDSL (até 1,5 Mbps).
A arquitetura do DSL utiliza par trançado, possui largura de banda que varia de 300 a 3.400Hz de velocidade, o processamento de sinais com freqüências pode variar de 4KHz até 2,2MHz sem interferir na faixa de voz e a transmissão pode ser DMT (Discrete Multi-Tone) e CAP (Carrier-less Amplitude/Phase).
Namodulação DMT funciona como multiportadoras na qual os dados são coletados e distribuídos sobre uma grande quantidade de pequenas portadoras, com cada uma utilizando um tipo de modulação analógica QAM (Quadrature Amplitude Modulation). Os canais são criados utilizando-se técnicas digitais conhecidas como Transformadas Discretas de Fourier. QAM é a modulação em amplitude de quadratura utilizada em TVdigital e outros sistemas que necessitam de taxa de transferência de informação. Já na modulação CAP, os dados modulam uma única portadora, que depois é transmitida na linha telefônica. Antes da transmissão, a portadora é suprimida e, depois, é reconstruída na recepção.
Dentre as características da tecnologia DSL podemos citar que há melhora no acesso remoto para usuários da Internet edisponibiliza serviços de alta velocidade para interconexão de redes locais, é aplicável em qualquer transmissão digital, superando as limitações conhecidas dos sistemas analógicos em relação à banda larga, há otimização da largura de banda com velocidades que, dependendo do comprimento do par e da freqüência do sinal, podem variar de 128Kbps a 52Mbps.
Sistema de transmissão
A rede utiliza apenas a faixaentre 300Hz a 3.4 KHz para a transmissão de voz, utilizando multiplexação do tipo FDM (Frequency Division Multiplexing), mas com alguns problemas na rede POTS (Plain Old Telephony Services) e no fluxo de informação.

Figura 1: Arquitetura de transmissão no DSL.
Problemas nas redes POTS: o Bobina de Carga: aumentam a atenuação da linha para sinais acima da banda de voz. o DLCs: envia sinaisdigitais pela linha de transmissão da malha local causando “espera” conversão de sinais analógicos em sinais digitais próprios. o Bridge Taps: Ocorrem quando ligações em aberto estão conectadas a pares trançados ativas. Isto pode causar reflexões de onda que alteram a resposta em frequência do fio, o que aumenta a interferência intersimbólica. o Transformador Híbrido: Utilizado para interconectar ocaminho separado de um receptor e um transmissor até a rede, para uma transmissão bidirecional na malha. Caso a impedância da linha não esteja casada, pode ocorrer reflexão do sinal. Isto causará o NEXT.
o Ruído Impulsivo: o transiente na comutação, relâmpagos, entre outros, causam ruídos de grande amplitude, com duração de microssegundos nos fios de cobre. o Interferência de Rádio Frequência:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino
  • juscelino
  • Juscelino
  • juscelino
  • Juscelino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!