Juscelino

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
A ascensão de Juscelino Kubitschek, em 1956, marcou o início do processo de industrialização inteiramente ajustado aos interesses do capital internacional. Apesar da composição das forças políticasque serviram de base para sua eleição, o governo juscelinista definiu com clareza o rumo da industrialização ao implantar o modelo desenvolvimentista, estreitamente associado ao capital estrangeiro.Parece estranho que isso possa ter ocorrido com um governo aparentemente herdeiro do getulismo, pois é preciso notar que João Goulart era seu vice-presidente e que sua candidatura triunfou através davelha coligação PSD-PTB.
Todavia, seria precipitado atribuir essa "guinada em favor do capital estrangeiro" a uma política deliberada de Kubitschek. Na realidade, sua posição diante do capitalestrangeiro, tanto quanto a de Getúlio, era ambígua, e sua ambigüidade refletia a própria indecisão da formação capitalista no Brasil. De fato, a burguesia industrial brasileira sentia-se incapaz deconduzir o processo de industrialização em posição hegemônica, prensada como estava entre a participação do Estado e a do capital estrangeiro, representado pelas multinacionais.
A formação do modelo. Aexecução do Plano de Metas de Juscelino foi, nesse sentido, a grande responsável pela definitiva configuração do modelo de desenvolvimento industrial que o Brasil finalmente adotaria. Efetivamente, comesse ambicioso plano, a penetração do capital estrangeiro ocorreu de forma maciça, ocupando os ramos da indústria pesada: indústria automobilística e de caminhões, de material elétrico e eletrônico, deeletrodomésticos, de produtos químicos e farmacêuticos, de matéria plástica. Iniciou se aí a organização das multinacionais, que, monopolizando aquele que viria a ser o setor mais dinâmico daeconomia, estavam destinadas a exercer inegável influência na redefinição da orientação econômica e, também, política do Brasil.
Segundo ainda o Plano de Metas, o capital estatal ficou encarregado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino
  • juscelino
  • Juscelino
  • juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!