Juran e deming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JURAN

Nascido na Romênia em 1904, engenheiro eletrotécnico, acompanhou Edwards Deming na revolução da qualidade no Japão do pós-guerra. Ambos se interessaram pelo controlo estatístico durante os anos 20. Em 1951, Juran publicou o primeiro manual sobre controle de qualidade. Foi convidado para Tóquio para uma série de palestras e acabou por ser considerado um dos principais obreiros do milagreindustrial japonês. Juran é um dos mais importantes inspiradores do conceito de qualidade total, disseminado através de sua obra, notadamente a Trilogia Juran, publicada em 1986,identificada e aceita mundialmente como a referência básica para a gestão e o controle de qualidade. É o autor de uma metodologia para determinar os custos evitáveis e inevitáveis da qualidade e do conceito decompany-wide quality management (CWQM).
Achei importante iniciar os tópicos no Total Qualidade falando sobre aqueles que realmente impulsionaram o movimento de Qualidade Total pelas empresas ao redor do mundo.
Pode se dizer que a qualidade teve seus maiores impulsos nas empresas japonesas durante o pós - segunda guerra, e logo se espalharam pelo mundo ocidental. O grande objetivo dessas técnicas é amaximização da eficiência da operação, fazer certo da primeira vez evitando retrabalho e desperdícios e trabalhando sempre em cima dos requisitos do produto gerando conseqüente satisfação para o cliente, empresas que atendem bem os seus clientes percebem rapidamente o aumento das suas receitas, e grandes gênios contribuíram para essa filosofia. Hoje vamos falar sobre o Juran, o guru tido por muitos comoo pai da qualidade.

Juran nasceu em 24 de dezembro de 1904 na cidade de Braila, na Romênia. Em 1912 migrou, juntamente com a família, para os EUA. Engenheiro elétrico formado na Universidade de Minnesota em 1925, ele inicia sua carreira como gestor de qualidade na Western Electric Company e, em 1926, é convidado a participar do Departamento de Inspeção Estatística da empresa onde ficouresponsável pelo controle estatístico da qualidade. Nota: a Western Electric Company é bem conhecida dos administradores, pois foi lá que ocorreu, em 1927, a Experiência de Hawthorne. Coincidência ou não, Juran trabalhava lá nesta mesma época…
Juran também se formou em Direito, antes da Segunda Grande Guerra, e teve uma vida profissional bastante eclética. Engana-se quem pensa que ele atuou apenas naárea da Qualidade: também atuou como executivo industrial, administrador do governo, professor…
Após a Segunda Guerra Mundial, Juran iniciou sua carreira como consultor, além de dedicar-se ao estudo da gestão da qualidade. Em 1951 publicou a primeira edição do famoso Manual do Controle da Qualidade (Quality Control Handbook), referência fundamental ainda hoje. Foi também nessa época que viajou aoJapão para colaborar no esforço de reconstrução da indústria japonesa pós-guerra e, junto com Deming, entrou para o rol dos grandes mestres da Qualidade com os trabalhos lá desenvolvidos e que contribuíram para alçar o país à classe de potência mundial e referencial na prática da Qualidade. Seu trabalho foi tão importante no Japão que Juran foi condecorado com a “Ordem do Tesouro Sagrado”, a mais altahonra concedida a um estrangeiro e seu livro foi, imediatamente, traduzido naquele país.
Podemos resumir o pensamento de Juran nos tópicos abaixo:
A famosa Trilogia de Juran…
Para Juran, a qualidade é constituída dos seguintes conceitos: Planejamento, Controle e Melhoria.
Planejamento da qualidade:
É a atividade de desenvolver produtos e processos necessários para satisfazer asnecessidades dos clientes. Envolve uma série de passos universais:
* Estabeleça metas de qualidade
* Identifique os clientes – esses que serão impactados pelos esforços para conhecer a meta.
* Determine as necessidades dos clientes
* Desenvolva características do produto que respondam às necessidades dos clientes
* Desenvolva processos capazes de produzir essas características de produto
*...
tracking img