Jung e o inconsciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações Iniciais
A sociedade está sempre em construção e desconstrução, um binômio natural e relevante para a progressão humana. Neste sentido, é indispensável mensurar o caráter cultural, social, religioso, econômico que condiciona o homem a tais fenômenos sociais. Assim, nos remetemos a idéia Arquetípica e do Inconsciente Coletivo, de C.Jung, em que somos indubitavelmente levados aproferir uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações, uma vez guiados pelo nosso inconsciente e condicionados pelo subjetivismo social. Ao nosso ver e de acordo com nossos entrevistados, ratificamos tal idéia, ao mesmo tempo que ressaltamos a importância desta para a compreensão fenotípica da sociedade. Sem pretensão de exaurir a temática, objetivamos discutir e analisarde maneira singular, nossas considerações sobre a questão acima explanada.
Aspectos Conceituais
Do ponto de vista conceitual, temos a idéia de arquétipo como sendo o primeiro modelo ou forma que criamos sobre algo. Tal conceito, foi organizado e reestruturado de maneira singular por C.G.Jung, considerado o fundador da Psicologia Analítica. Para ele, arquétipo é uma espécie de imagem primordialbaseada profundamente no inconsciente coletivo de toda a humanidade.
A questão do inconsciente já havia sido discutida por diversos analistas, como por exemplo Freud. Freud reduziu o inconsciente a uma natureza exclusivamente pessoal, uma espécie de caráter superficial egocêntrica. Porém, Jung instaurou uma nova idéia bem mais profunda e complexa que não se baseia apenas em aquisições pessoais ,mas também com suas origens inatas e via experimental. Nesse contexto, Jung viabilizou a expressão inconsciente coletivo. Faz-se mister ressaltar o caráter cultural, social,religioso, econômico e sobretudo histórico que condiciona o homem a tal fenômeno arquetípico.
Dessa forma, o homem reproduz uma constante repetição de uma mesma experiência como também ideologia e dogmática de maneira autônomae inconsciente do ser. O que caracteriza o pensamento Junguiano é a universalidade das experiências nas inúmeras gerações, em contraposição com o pensamento individualista de Freud. Por exemplo, as pessoas sempre tiveram e tem em mente uma figura suprema, a imagem do medo, da própria morte, da idolatria a alguma divindade. Enfim, se percebermos, nitidamente essas concepções arquetípicas estão nasraízes do inconsciente coletivo da humanidade, desde os tempos remotos. Do exposto acima, o próprio Jung singulariza: “A forma do mundo no qual uma pessoa nasce já é inerente nela, como uma imagem virtual”. (Jung, 1953, p.188)

Inconsciente Coletivo e a religiosidade popular em Juazeiro do Norte – CE
Quando nos remetemos a falar da região do Cariri, especificamente a cidade de Juazeiro doNorte, não podemos omitir os aspectos da religiosidade popular. As três maiores cidades da região, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte possuem um povo bastante fixado na fé Católica. Frei Carlos de Ferrara ligado a cidade do Crato, Padre Cícero fundador da cidade de Juazeiro do Norte, o qual se tornou divindade popular ainda em vida e Padre Ibiapina são ícones que contribuíram para historicidade daregião caririense.
No entanto, é destacável que a concentração máxima da religiosidade popular está no seio do município juazeirense. Isso se deve principalmente porque a questão da fé nesta cidade, não se restringiu apenas em dogmas. Ao nosso ver, deve-se analisar um trinômio composto pela sociedade, economia e religião que podemos dizer que tais aspectos são inseparáveis. Esse trinômio originou-see se presentifica até nossos dias através do Padre Cícero Romão Batista, que obteve grande prestigio e influencia sobre a vida social, política e religiosa do Ceará, bem como do Nordeste.
O Padre Cícero em geral, não é considerado apenas um sacerdote, visto sua atuação holística na sociedade. Muitas vezes é lembrado como um visionário da sociedade caririense, pelo seu caráter conselheiro e de...
tracking img