Julio worcman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Este estudo de caso foi desenvolvido em 2001, atualizado em 2005 e 2008 e publicado no livro Empreendedorismo, transformando
ideias em negócios, de José Dornelas. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte: www.josedornelas.com.br
Julio Worcman: um empreendedor de sucesso*
Júlio Worcman é um empreendedor de sucesso. Sua história mostra como o verdadeiro empreendedor busca aproveitaras oportunidades na hora certa, mas muitas idéias e tentativas não dão certo, rendendo apenas algum aprendizado. Ele é CEO (Chief Executive Officer – Presidente) da Synapse-Brazil (http://synapse-brazil.com), uma empresa situada no Rio de Janeiro, especializada em distribuição das produções audiovisuais independentes brasileiras para o mercado internacional, e em distribuição das produçõesindependentes estrangeiras para o mercado nacional de televisão e vídeo. A empresa, atuando no mercado desde 1991, é considerada a principal empresa brasileira deste negócio no segmento de documentários e programação infantil com perfil didático.
Júlio estudou agronomia até a metade do curso, não chegando a concluí-lo. Nesse período, criou processos de laboratório para pesquisa e identificação desubstâncias naturais que fossem antibióticos específicos para pragas que assolam certas lavouras brasileiras. Realizou pesquisas sobre o uso de energias alternativas, como a solar, a eólica e a reciclagem de orgânicos gerando gás metano, porém ainda sem o despertar do empreendedorismo, característica que seria marcante em sua vida.
Tudo começou com um acontecimento que para muitos pode ser consideradoocasional, mas para ele foi o início de uma mudança radical em sua vida:
“Troquei o mundo da pesquisa em fitopatologia/química e sobre novas fontes de energia (por perceber que meu perfil não se adaptava à vida em laboratórios) em virtude da primeira greve em serviços públicos que testemunhei na vida, a dos motoristas de ônibus do Rio de Janeiro, em 1979, movimento que me impressionou e que, porisso, documentei com uma câmera super-8 e com um gravador portátil a tiracolo.”
Júlio fez vestibular para jornalismo, passou e jamais retornou à Universidade Rural. Seu primeiro estágio foi no departamento de documentação e pesquisa (para o jornalismo) da TV Globo, período em que conseguiu fazer um curso de cinegrafista interno da Globo.
“Paralelamente, a história política do Brasil me fascinavae, durante seis meses, escrevi seis horas por dia, com um amigo, Vinicius Vianna, um roteiro cinematográfico sobre o personagem Cabo Anselmo. Talvez por sermos muito jovens, não conseguimos recursos para realização do projeto.
“A inviabilidade do projeto abriu um vazio que se abateu sobre mim. Não havia nada que me cativasse no horizonte profissional daquela época. Surgia o vídeo portátil comorevolução tecnológica para o barateamento dos custos de produção de jornalismo e, teoricamente, um modo acessível de dar aos cidadãos não corporativos a possibilidade de expressarem-se pela televisão com baixo custo.
“Negociei com a família um empréstimo para poder viajar para Nova York, com objetivo de estudar vídeo. Consegui, viajei e, 15 dias após chegar ao destino, consegui um estágio comocinegrafista numa ONG que operava uma programação em um canal de acesso público nos sistemas de TV a cabo. A ONG chamava-se Channel L e aplicava os preceitos da Pedagogia da Libertação, de Paulo Freire, à TV a cabo, dando às organizações sem fins lucrativos os meios necessários para produzirem os próprios programas de televisão, com direito a documentários sobre o assunto em pauta, além de debates emestúdio, com participação ao vivo de telespectadores.”
Nesse período nos Estados Unidos, Júlio teve contato com tecnologias e teorias ligadas ao direito à informação e à democratização das comunicações. De volta ao Brasil em 1981, estagiando na redação do Jornal do Brasil, continuou acompanhando de perto o movimento da
*Este estudo de caso foi desenvolvido em 2001, atualizado em 2005 e 2008 e...
tracking img