Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Disciplina: Empreendedorismo



Estudo de Caso 1

1. Conhecendo a história de trajetória de Julio Worcman, podemos identificar várias características de um empreendedor de sucesso. Desde quando fazia faculdade de agronomia é um visionário, tendo a visão de como seria a sua vida, percebe que não se adaptava à vida em laboratórios, tomando a decisão de mudar de curso, seminsegurança.
Podemos também perceber que é visionário, quando cita que fica atento ao surgimento do vídeo portátil, ou quando se antecipa ao futuro em função das tecnologias que apontavam para a democratização das comunicações. Outra característica de Júlio, é que ele sabe tomar decisões na hora certa, sem se sentir inseguro, como quando fez um empréstimo e viajou para Nova York, objetivando estudar vídeo.Ele sabe explorar as oportunidades ao máximo, como quando ele conseguiu a bolsa de iniciação cientifica e que gerou inúmeros resultados. Ele é dedicado, apesar do cansaço conseguia bom rendimento. Possui conhecimento, pois está sempre se atualizando e estudando, como quando compreendeu os mecanismos da internet. É apaixonado pelo que faz, é determinado e dinâmico, afirma que “ainda tudo está porvir!”.

2. O acontecimento que levou Júlio a identificar a oportunidade de negócio de sua vida foi uma greve de motoristas de ônibus no Rio de Janeiro, em 1979, um movimento que o impressionou e documentou com uma câmera super 8 e gravador portátil. Um dos fatores que influenciou sua decisão, é que ele percebeu que não se adaptava a vida em laboratório, e sua fascinação por história do Brasil fezcom que escrevesse um roteiro cinematográfico. Ele desistiu de certas oportunidades, pois no momento foi inviável, mas sempre se manteve atento ao que ocorria à sua volta, pois é um empreendedor, à procura de outras oportunidades e sempre aprendendo com as oportunidades que não resultaram em sucesso.

3 Para o empreendedor Júlio Worcman tudo começou quando testemunhou uma greve de motoristas deônibus, percebendo que sua paixão não estava nas pesquisas dentro de laboratório. Ele fez vestibular para jornalismo e foi estagiar na TV globo. Esta é a primeira fase, onde está se descobrindo.
Na outra fase, já com mais visão e à procura de novas oportunidades, Júlio viaja para exterior objetivando estudar vídeo. Como conseqüência de muita dedicação e empenho aprendeu muitas coisas.
Maistarde Júlio criou uma empresa para distribuição internacional da produção audiovisual independente brasileira na Europa com participação em festivais no exterior, resolveu importar programas para ser exibidos no Brasil. Como bom empreendedor, mesmo com o sucesso da empresa, está sempre se atualizando, com novas ideias e projetos.
Rafael Pereira Araújo é um empreendedor de sucesso. É casado com LauraYamashita que foi fundamental para o crescimento do seu negócio. Rafael é dono de três restaurantes japonês na cidade de Belo Horizonte. Morava na cidade de Londrina onde conheceu sua atual esposa e casou. Ele trabalhava numa concessionária, mas com a ideia de Laura de ir para o Japão trabalhar como dekassegui, concordou e foi. Apesar da carga horária bem pesada, com muita dedicação, Rafael eLaura conseguiram juntar uma boa quantia e voltaram para o Brasil. Uma parte foi investida em imóveis para alugar, outra parte já estava rendendo na bolsa de valores. Mas Rafael queria mexer com comércio e abriu um restaurante em Londrina. Depois de dois anos foi à falência. Ele volta sozinho para o Japão, e em pouco tempo conseguiu recuperar o dinheiro perdido e foi para Belo Horizonte, onde abriu umrestaurante japonês, pois havia poucos na cidade. O negócio foi um sucesso, deu tão certo que hoje ele tem três restaurantes, mas sempre esta renovando e investindo. Quando puder pretende abrir mais um na cidade vizinha Contagem.
A semelhança é que os dois, como bons empreendedores, estão sempre inovando, sabem aproveitar oportunidades e são incansáveis trabalhadores.
A diferença é que Júlio...
tracking img