Jules henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JULES HENRI FAYOL

Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Minesem Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Como conseqüência deseu trabalho como gestor, onde elevou positivamente os resultados da empresa, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já continha cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.Como resultado de seus conhecimentos como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos dahistória do pensamento administrativo.
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a determinar as principais atividades do gestor: planear; organizar;comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e ressaltou a necessidade de aprofundar a gestão e aperfeiçoar atributos de liderança. Fayol defendia que os mesmosprincípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor aperfeiçoou suas conclusõesteoricas para chegar a 14 princípios gerais de gestão, que serviram como base para muitos autores subsequêntes elaborarem suas próprias propostas. [1]

1- Divisão do trabalho - Especialização dosfuncionários desde o mais alto cargo até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dossuperiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando...
tracking img