Fichamento tipo e genero de discursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Tipo e Gênero de Discurso

“Todo texto pertence a uma categoria de discurso, a um gênero de discurso. Os locutores dispõem de uma infinidade de termos para categorizar a imensa variedade dos textos produzidos em uma sociedade: “conversa”, “manual”, “jornal”, “tragédia”, “reality show”, “romance sentimental”, “descrição”, “polêmica”, “soneto”, “narrativa”, “máxima”, seminário”,“panfleto”, “relatório de estágio”, “mito”, “cartão de boas festas”, etc.”

Todo texto é elaborado de acordo com sua finalidade e sua função social. O que irá determinar a categoria e gênero de um texto são seu público alvo, o objetivo e sua função. Pode-se citar como exemplo a bula de um medicamento, pois a sua finalidade é a de instruir como utilizar um determinado medicamento, as consideraçõescomo, efeitos colaterais, componentes de fabricação, posologia, dentre outros. O público alvo é o usuário de medicamentos que não possui o conhecimento científico da elaboração dos mesmos e seus efeitos, por isso a necessidade de também elaborar um texto com uma linguagem popular para que o usuário possa compreender o conteúdo.
Cada tipo de texto possui um nome dentro da categoria de discurso e dogênero textual.

“Tais categorias correspondem às necessidades da vida cotidiana e o analista do discurso não pode ignorá-las. Mas também não pode contentar-se com elas, se quiser definir critérios rigorosos. O rigor não impede, contudo, que se aceitem critérios variados, que correspondem a formas distintas de apreender o discurso. Existem, portanto, tipologias de diferentes ordens.”

Apesardos discursos serem adequados às necessidades do dia-a-dia, como foi mencionado no trecho acima, à questão da função social, quem o elabora deve utilizar-se de regras rigorosas e critérios da língua, que permitam a interpretação correta do mesmo.
As tipologias do discurso são muito variadas, pois podem ir das comunicacionais, como enunciados, até as de situação de comunicação, como por exemplo,as epopéias. Os textos não precisam necessariamente serem escritos, todo discurso como, novelas, uma conversa telefônica, uma receita de bolo, um discurso político, uma paródia, dentre outros, são conteúdos considerados textos.

“Para um locutor, o fato de dominar vários gêneros de discurso é um fator de considerável economia cognitiva. Como enfatizava o lingüista russo M. Bakhtin...”Aprendemos os vários tipos de discursos desde bebês e ao longo de nossas vidas. Esta “economia cognitiva” a que se refere Bakhtin é resultado deste longo contato com a fala que se dá a nossa volta desde que nascemos, pois essas informações vão se acumulando em nosso cérebro, e a partir delas é que construímos o nosso conhecimento lingüístico sem uma orientação sistemática. Este conhecimento éprogressivo e por isso acabamos por economizar a nossa capacidade de absorver informações, porque elas já estão arquivadas em nossa memória.

“Sendo partilhada pelos membros de uma coletividade, a competência genética permite também evitar à violência, o mal-entendido, a angústia de um ou outro dos participantes da troca verbal, enfim, permite assegurar a comunicação verbal.”

A comunicação é algocoletivo e instintivo, porém a capacidade cognitiva nos permite através dela evitar certos embaraços cometidos por erros de comunicação, pois o diálogo torna possível assegurá-la.

“A noção tradicional de gênero foi inicialmente elaborada no âmbito de uma poética, de uma reflexão sobre a literatura. Só recentemente ela se estendeu a todos os tipos de produções verbais. Essa transferência não sefaz sem riscos. Com efeito, as obras literárias não se ligam à categoria de gênero da mesma forma que um panfleto ou um curso de matemática.”

Inicialmente, o gênero textual tinha a função de classificar os textos de origem literária; e somente após anos passou a abranger outros tipos de discursos. Essa maior abrangência, certamente exigiu mais dos especialistas, por causa do processo de...
tracking img