Jules henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jules Henri Fayol
Introdução :
Jules Henry Fayol (Istambul, 29 de julho de 1841- Paris, 19 de novembro de 1925) foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração,sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor do livro Administração Industrial e Geral.
Jules Henry Fayol era filho de André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com AdelaideSaulé e teve três filhos , Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil ás idéias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoasinteressadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney,Oliver Sheldon e Lyndai f. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário da idéia de Frederick Taylor eHenry Ford.
Obras de Fayol
Formou-se engenheiro de minas aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeadogerente das minas e aos 47 anos assumia a gerência geral da “Compagnie Commantry Fourchambault ET Decazeville”, que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seusucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro Administration Intrustrielle ET Générale, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayolempregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatório eram inevitáveis.Assim como nos Estados Unidos a TaylorSociety foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e desenvolvimento da obra de Fayol deram motivos à fundação do Centro de Estudos Administratvos.
Para Fayol, uma...
tracking img