Jules henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jules Henri Fayol


Jules Henri Fayol, nascido em Istambul, cidade mais populosa da Turquia, em 29 de Julho de 1841 e falecido em 19 de novembro de 1925 em Paris, na França.
Criado como filho de um metalúrgico, e tendo vivido toda a sua infância em torno deste tipo de atividade, acabou tornando-se engenheiro de minas e, posteriormente, um dos diretores da companhia mineradora em quetrabalhava. Ele observou que com o crescimento desenfreado que resultara da revolução industrial, as empresas não tinham uma orientação apropriada em direção à ampliação dos serviços e da produção de forma eficiente. Formou-se engenheiro de minas aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47assumia a gerência geral da Commentry-Fourchambault-Decazeville, que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918, transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro, Administration Industrielle et Générale, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa dedemonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis. Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e o desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação do Centro de Estudos Administrativos.
O jovem engenheiro tinha idéias bastante aprimoradas para seutempo. Contrariando a mentalidade da época e inclusive aos princípios de seu pai, Fayol começou a reunir pessoas para discussões de assunto de negócios, o que resultou na criação de um Centro de Estudos Administrativos onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas.Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.

Teoria Clássica da Administração

Representa hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento humano que noinício do século XX, no quadro da Segunda Revolução Industrial. Com a Segunda Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidoresa ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa. A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, comum a visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração
Científica a abordagem era fundamentalmente operacional (homem/máquina). EnquantoTaylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, expandindo-se rapidamente pela Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Henri Fayol. A Teoria Clássica partia do estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas seções,departamentos ou pessoas ocupantes de cargos e executores de tarefas. A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objeto de estudo da TGA (abordagem anatômica e estrutural).

Fayol parte da pressuposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:
Funções Técnicas: produção de bens ou serviços de empresa.
Funções...
tracking img