Juan luis vives

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Juan Luis Vives foi um importante humanista do renascimento, nos séculos XV e XVI contribuinte para o novo ideal de educação nos Tempos Modernos.
Tais idéias, apesar de desprovidas do caráter contestatório e ideológico que teriam depois as correntes filosóficas do iluminismo, e em que pese à profunda espiritualidade e preocupação religiosa de seus autores, eram já idéias marcadaspela crítica iluminista ao governo e à Igreja, que desaprovavam a nova preocupação temporal com o homem, a valorização da observação sistemática da natureza, a experiência controlada, e o estudo de caráter investigativo e educativo em geral.

Quem foi Juan Vives

Juan Luís Vives e March, filho de família judia, nasceu em Valência, na província do mesmo nome, na Espanha, a 6 de março de 1492 efaleceu em Bruges, província de Vlaanderen, Bélgica, a 6 de maio de 1540, Vives preparava uma apologia geral do cristianismo de veritate fidei cristianne,que ficou inacabada e foi editada por um discipulo em 1543.
Filosofo com ideais e posicionamento contra os aristotélicos, porém não anti-aristotélica.
Esta entre os mais completos e influentes humanistas do renascimento intelectuais semeadoresde idéias novas e ousadas, Autor de 60 obras escritas em latim,temas devocinais e apologéticos,de filosofia,de política e moral,filosofia e psicologia,educação e métodos pedagógicos,Vives publicou uma critica aos professores de sorbonne,denunciando a decadência em que o nominalismo escolástico lançava a ciência das universidades européias.
Idéias ligadas à Educação:

Tais idéias,apesar dedesprovida do caráter contestatório e ideológico,eram idéias marcadas pela critica iluminista ao governo e a igreja que desaprovam a nova preocupação temporal com o homem
Juan Luis Vives trabalhou para mudança do autoritarismo da pedagogia que vinha da Idade Média, e propôs um ensino objetivo, conduzido numa relação entres mestres e discípulos que tornou base para a nossa pedagogia de moderna.
Assimcomo hoje de acordo como pensamento de Vives, a educação tanto quanto a instrução começa na primeira etapa da vida do homem, e não acaba com o período escolar, mas prolonga se até a velhice. A infância é a idade mais adequada ao ensino, porque a criança tem a memória expedita e livre; então tudo está em desenvolvimento e com facilidade se prendem profundas raízes.



Juan Vives defendeu umaeducação para todos, em uma época em que a educação era elitista, a escola deveria acolher não apenas crianças, mas também adultos e velhos, para que o conhecimento pudesse retirar estes últimos da ignorância e dos vícios que dela decorrem. Aí inclui os seguintes seguimentos da educação:
Educação da mulher, sendo a educação das mulheres um objeto de reflexão e se busque oferecer uma instrução deordem prática.
Educação das Línguas. Recomenda o estudo das línguas no primeiro período escolar dos sete aos 15 anos, tanto das línguas clássicas como também, das línguas nacionais.
Educação física. Vives advoga uma formação integral que compreende também a educação física.
Dignidade do mestre. O Mestre deve demonstrar amor por sua profissão e por seus alunos. O mestre deve inspirar respeito nãocom golpes e ameaças, mas com atitudes que despertem admiração pelo seu talento e por suas virtudes. Deve ser o exemplo como agente educativo de honradez e prudência. Considera fundamental e indispensável para essa dignidade que os mestres tenham um bom salário.
Papel dos pais. Ser exemplo positivo na educação dos filhos, observar as amizades, as pessoas que estão bem próximas.As crianças estãosempre propensas a imitar tudo.
Escola privada. Estão preocupados mais com os lucros do que com a educação dos seus alunos.
Conseqüência do mau resultado escolar. Havendo mal aproveitamento escolar, transcorrem sem proveito os melhores anos da vida para o aprendizado; o jovem cresce e com ele sua ignorância e ódio ao estudo; retorna ao lar em estado selvático, inculto, rodeado de todos os...
tracking img