Tipos de plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[->0]
Plano de Aula de Libras
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia

ATPS – Didática
Profª.Adeilde Francisca Santana

Tutor à distância: Priscila dos Santos Beck

Claudia Medeiros da Silva RA: 394888
Jaqueline Luckwu Candeas RA: 381406
Lucienne Leal Vieira de Aguiar RA: 382844
Magna Ferreira da Silva Lima RA: 392887
Maria das DoresPereira RA: 363975







Recife / PE
2012
SOBRE O ENSINO DE LIBRAS

RESUMO
As pessoas que não possuem uma maneira que possibilite a sua interação com os demais, vivem uma total marginalização social, política, e cultural. Para inclusão social da pessoasurda e para que ela possa se constituir enquanto pessoal social pelas intenções dialógicas faz-se indispensável á existência de um código comum entre ela e ouvinte. A movimentação mundial existente pela inclusão social e escolar das pessoas com necessidades especiais, e entre elas, especificamente, a dos surdos, nos leva a trazer a tona como ponto principal de nossa discussão a Libras, nãoisoladamente, mas como uma língua que faz parte e desempenha importante papel no processo como num todo da comunicação humana.

Relatório
Discutir sobre a educação dos surdos e como ela deve acontecer no contexto escolar têm sido motivos polêmicos, pois não é suficiente apenas que seja incluído em classes normais, mas principalmente que recebam atendimento dentro das suas necessidades.
A Língua desinais vem sendo utilizada como ferramenta norteadora no caminho necessário para uma efetiva transformação nas condições ofertadas pela escola no atendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam não de forma oral, mas visual. Esse tipo de linguagem, assim como a oral possui riquezas verdadeiros tesouros linguísticos e apresenta as mesmaspossibilidades de constituição de significados, além de garantir o cumprimento do papel fundamental na educação dos surdos, não podendo ser esquecida pela escola no processo ensino e aprendizagem deste educando e constitui uma base para sua comunicação.
O importante é que a sociedade possa oferecer meios para assegurar o desenvolvimento intelectual e psicossocial do surdo, reconhecendo-o em seupotencial e valorizando-o em sua diferença, na busca de uma sociedade inclusiva e igualitária.
O uso da língua de sinais tem o objetivo de desenvolver a linguagem da criança surda.
Essa filosofia utiliza os sinais, dentro da estrutura da Língua Portuguesa, como recurso para o ensino da língua oral, ou seja, é enfatizado um sistema artificial chamada de português sinalizado. Tal sistema de ensinocaracteriza-se, portanto, pelo bimodalismo, isto é, pelo uso simultâneo de sinais e de fala.
O bilinguismo é uma proposta educacional que vê a língua de sinais como língua própria da criança surda, ou seja, como sua primeira língua, que deve ser aprendida, absorvida o mais cedo possível, e a língua portuguesa escrita, como língua que facilitará o acesso ao conhecimento, que deve ser introduzidoa partir da língua de sinais, baseando-se em técnicas de ensino de segundas línguas, Já a proposta bi cultural, por sua vez, permite ao surdo o seu acesso à comunidade ouvinte e faz com que ele se reconheça como parte de uma comunidade surda.
“Desta maneira, o bilinguismo visa à captura de direitos da pessoa surda, pois proporcionará a ela” aquisição da língua de sinais como primeira língua é aforma de oferecer-lhe um meio natural de aquisição linguística, visto que se apresenta como língua de modalidade espaço-visual, não dependendo, portanto da audição para ser adquirida" (Fernandes, 2003, p.30-31). Além disso, a Libras é um sistema que possui todos os elementos pertinentes às línguas naturais, como fonologia, fonética, semântica, sintaxe, morfologia, preenchendo, assim, os...
tracking img