Jornalismo e juventude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNALISMO E JUVENTUDE: A FORMAÇÃO DE TEORIAS A PARTIR DA ANÁLISE TEMÁTICA DA REVISTA CAPRICHO

Camila Coelho Pompeu1

RESUMO
O trabalho pretende apresentar um primeiro ensaio, tendo como objetivo promover a análise de um produto de mídia destinado a adolescentes, fazendo uso de conceitos enquadrados nas teorias do jornalismo. A metodologia utilizada para análise do discurso envolve debatessobre o tema teórico jornalístico no campo, além de enfatizar os critérios implícitos na seleção dos temas, na diagramação dos textos e figuras, nas opções lingüísticas, no tratamento da informação, nos gêneros jornalísticos mais utilizados, na publicidade, e na complexidade do produto, refletindo sobre sua possível utilização em teorias jornalísticas. Observa-se uma marca dos tempos modernos eisso pode ser facilmente verificado em Capricho. Apesar do estilo descontraído que entretém milhares de adolescentes no Brasil, a revista Capricho, é um produto jornalístico que se utiliza de teorias detalhadas para sustentar os mais variados assuntos, envolvendo campos simbólicos e sociais.
Palavras-chave: Adolescente. Teoria Jornalística. Revista.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3
1.1 A HISTÓRIA DA REVISTA ...............................................................3
1.2 CAPRICHO? ........................................................................................3
1.3 METODOLOGIA ADOTADA ...........................................................4
1.4 OBJETIVO PRETENDIDO...............................................................4
2 CAPRICHO – UMA PERCEPÇÃO MAIS DETALHADA ...............5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................9
4 ANEXOS ................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO
1.1 A história da revista
“CAPRICHO mudou. Agora, arevista das garotas brasileiras está com uma pegada mais cool ainda. Moda de rua, beleza inteligente, muita informação engraçada, curiosa e o que há de mais legal em arte e conteúdo jovem. Capricho: irreverente, independente, inteligente, in, decente!” (www.assineabril.com.br, 2008)
Essa foi uma das principais definições da revista, que já sofreu diversas reviravoltas em seu conteúdo editorial egráfico para se enquadrar ao perfil da leitora, que também sofreu alterações ao longo da existência da revista.
Capricho foi a primeira revista feminina do Brasil. Criada em 1952 pelo dono da Editora Abril, Victor Civita. No princípio era uma revista de fotonovelas, e com este formato chegou a ser a maior revista da América Latina, chegando à tiragem de 500.000 cópias por edição.
Em agosto de 1982,a revista sofreu uma reestruturação significativa em seu padrão editorial, e deixou de publicar fotonovelas. Neste novo projeto, as matérias começam a tratar de moda, beleza e comportamento. Como o novo projeto editorial implementado em 1982 apresentou bons resultados, em 1985 a Capricho ganhou o slogan “a Revista da Gatinha” e teve um “miau!” acrescentado ao seu logotipo. Após essas mudanças,Capricho passou por reformulações em 1989 e em 2006, sendo que a última fez com que a revista se aproximasse mais das novas tecnologias, tendo em vista que a leitora da Capricho está cada vez mais inserida no universo digital. A revista abrange as regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília e Fortaleza. Observa-se que sãomeninas entre 10 e 15 anos que mais lêem a revista e que pertencem às classes socioeconômicas A e B.

1.2 Capricho?

A Capricho foi escolhida como objeto de análise, pois ela é diferente das outras revistas concorrentes, que por sua vez, também focam no público adolescente. Apesar de seu atrativo com uma linguagem cada vez mais informal ser de matérias comportamentais e capas com ídolos,...
tracking img