Jovem guarda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOVEM GUARDA

Filipe Kunrath¹
Gabriela Gil²
Giuliana Heberle³

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar a história do “movimento” Jovem Guarda, nascido na década de 60 e constituído por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, desde seu início, em 1965, juntamente com seu auge – mostrando toda influência que exerceu tanto na mídia, como forma de consumo –, até seu fim, em 1968.Palavras-chaves: Jovem Guarda; TV; Rede Record; Consumismo; Música

Introdução

A Jovem Guarda foi um programa de televisão que surgiu devido à proibição de jogos de futebol do Campeonato Paulista na Rede Record. Teve sua estréia em 22 de agosto de 1965, às 16h30mins a partir do Teatro Record, em São Paulo. Seu público predominante era feminino, na faixa etária de 10 a 16 anos. Logo,o programa passou a ser exibido não só ao vivo em São Paulo, mas também em videoteipe em outras capitais, numa época em que a TV ainda não tinha alcance nacional.
Originalmente, o programa seria chamado de Festa de Arromba (hit de Erasmo Carlos), mas, por sugestão do publicitário Carlito Maia, foi adotado o nome Jovem Guarda, retirado de uma expressão do líder revolucionário soviéticoLênin – “O futuro pertence à jovem guarda, porque a velha está ultrapassada”. Suas letras eram predominantemente românticas, em seu estilo iê-iê-iê havia a paixão por carros (que eram símbolos de ascensão social) e os amores impossíveis e, no caso de Roberto Carlos, com uma particular e cativante doçura.

______________________
¹Acadêmico de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.² Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
³ Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
O sucesso imediato do programa Jovem Guarda era fruto da visão empresarial do dono da TV Record, Paulo Machado de Carvalho, numa época em que a emissora passava por uma má situação. A escolha de criar um programa visando o público jovem partiu de MarcosLazáro, empresário de Roberto Carlos na época. O músico já fazia sucesso no Brasil antes mesmo da entrada “era Beatles”, graças à seus hits “Splish Splash” e “Parei na Contramão” (ambos em 1963), “É Proibido Fumar” e “O Calhambeque” (ambos em 1964). Ou seja, o conceito musical da “jovem guarda” já existia antes mesmo do surgimento do programa na Rede Record. Em 1965, com a entrada do rockinternacional no cenário musical brasileiro, isso se acentuou, sendo os Beatles responsáveis pela influência em termos de comportamento e vestuário entre os jovens.


Nasce a Jovem Guarda


Em 1965, alguns cantores consagrados pensavam em abandonar a carreira. Houve assim, uma “crise de ídolos”, e as gravadoras procuravam nomes que preenchessem esta lacuna. Roberto Carlos era considerado oElvis Presley brasileiro, enquanto Meire Pavão era considerada a sucessora de Celly Campello. Depois de lançar seu disco Bem Bom, que repercutiu nas rádios dos Estados Unidos, abrindo, desta maneira, caminho para a música brasileira, algumas personalidades voltaram a fazer sucesso, inclusive a própria Celly Campello.
A idéia inicial dos publicitários para o programa de televisão da Record, queviria a ser a Jovem Guarda, era que Celly Campello, conhecida como a “rainha da juventude”, apresentasse o programa com Roberto Carlos. Porém, casada e com dois filhos, anunciou que não aceitaria a proposta. Em seu lugar, entram Erasmo Carlos e Wanderléa.
Havia uma forte concorrência entre as emissoras de TV. Tupi, Excelsior e Record brigavam por audiência, utilizando-se de programas musicaispor ser uma tendência da época. A TV Tupi já contava com o BO 65, programa comandado por Wilson Simonal e Elsa Soares, que foi pensado para concorrer com O Fino da Bossa, da Rede Record. A TV Excelsior chama Agnaldo Rayol para fazer a novela musical Caminho das Estrelas, e na mesma época, estréia, também na Excelsior, o programa Campeões da Popularidade.
Neste contexto, “Roberto Carlos...
tracking img