Jornal o taquaryense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário UNIVATES

Disciplina Campo Profissional Comunicação

Curso de Jornalismo



Professor: Sandro Kirst



















DE PÉ HÁ 124 ANOS

Não tem sido fácil nem cômodo a trajetória de “O Taquaryense” desde sua fundação em 31 de julho de 1887, pelo Albertino Saraiva.

Que teve seu sonho realizado em servir a Taquari e sua gente, optando pelatrilha de isenção política, neutralidade religiosa e desprendimento econômico, o jornal tem sobrevivido – desde seus verdes anos iniciais – graças ao idealismo dos proprietários – compreensão de uma parcela de conterrâneos sensíveis, a solidariedade de pequeno número de assinantes, de anunciadores comerciais, e de profissionais liberais.

Jornal que vem crescendo há 12 décadas tantomaterialmente como editorialmente, tentando provar que não é impossível editar um pequeno jornal no interior do Rio Grande do Sul sem submeter-se ao jugo nefasto de interesses partidários nem vender seus espaços a ambições e querer tirar vantagem em tudo.

O Taquaryense é um jornal que vem melhorando a cada dia sendo sempre forte robusto e sólido. Sem alterar sua fisionomia gráfica e sistema de composiçãomanual dos quais são os traços marcantes da sua personalidade editorial. O Jornal quer Taquari refletido nas edições semanais sua arma imortal transposta às páginas deste semanário para que, no porvir, os taquarienses e demais leitores possam conhecer a historia dessa pequena cidade e mostrar aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos o que o velho pensava, fazia, sonhava buscando melhorar suaCidade seu Estado sua Pátria.













ENTREVISTAS:

ENTREVISTA COM MARIA ERMI BASTOS PRAIA
ATUAL COLABORADORA DO JORNAL “O TAQUARYENSE”

Há quanto tempo tu colaboras com o jornal O Taquaryense?

Há muito tempo dou minha modesta colaboração para o jornal “O
Taquaryense”, pois moro em Taquari há 50 anos e comecei escrevendo
Esporadicamente um artigo e outro. Quando aquerida Tia Helena (Helena Santos Silveira) faleceu, o saudoso Sr. Plínio Saraiva – então proprietário e diretor – convidou-me para fazer parte da equipe de redação. Realizei esse trabalho por um período de, mais ou menos, dois anos.
Com o desaparecimento de Seu Plínio,em agosto de 2004, seus filhos,
Flávia e José Carlos continuaram o trabalho, mantendo a circulação até janeiro de 2005, quando aUnivates (de Lajeado) firmou um convênio e passou a administrar o jornal. Em dezembro de 2006, a administração voltou à família e foi, então, criado, por iniciativa de Lauro Pereira Guimarães – filho de Taquari – o Comitê Pró-revitalização de “O Taquaryense”, do qual faço parte até hoje. São integrantes: Lauro Pereira Guimarães, Flávia Saraiva Dias, Luzia Pereira
Herrmann, Luiz Fernando Alvim,Wanda Saraiva Kern, Vera Lopes Pinho, Davi
Saraiva Schaffer e Maria Ermi B. Praia.

O que te motivou e ainda te inspira a escrever no jornal?

Residindo a tanto tempo em Taquari, onde construí minha família, minha história, enfim, minha vida, esse jornal é parte integrante de tudo isso. Logo, poder colaborar é um privilégio e uma honra. Sempre tive profunda admiração pelo devotamento de SeuPlínio em levar avante esta obra, sua dedicação paternal a esse “filho” mais velho. Comovi-me, muitas vezes, ao chegar nas oficinas da rua Sete de Setembro e deparar com aquela simpática figura: camisa de mangas arregaçadas, sem paletó, suspensórios e os dedos sujos de tinta preta ,na lida de impressão do seu querido semanário. E com que orgulho e satisfação ele o fazia! As dificuldades demanutenção, hoje, são imensas. A situação mudou muito. E é com o trabalho voluntário de um pequeno grupo, da colaboração dos assinantes e dos anunciantes que a caminhada continua. Certamente, a dedicação do velho timoneiro e o seu exemplo de perseverança e amor nos inspiram a prosseguir.


Por que tu achas que este jornal, o 2° mais antigo do estado é tão pouco
lembrado e valorizado pelos livros e...
tracking img