Caso concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação prática e teórica

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardosoafirmou ter um pé na cozinha, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, conseqüentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevistacedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno surpreendeu com a frase: Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que soubranco, sofro com tamanha ignorância.

Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do mito das três raças
Resposta: Na primeira declaraçãoacredito ter sido uma estratégia política, para ganhar votos, dos que estão alienados a tudo que a mídia divulga, a opinião daqueles que possuem mais informações sobre o mundo atual,será contraria ao da população que enfrenta problemas de conhecimento que elegeu esse candidato. Por isso o jogador Ronaldo fez essa declaração, certamente sentindo-seenvergonhado com tamanha falta de caráter e de amor ao próximo, ainda hoje vemos casos graves de racismo em nosso dia-a-dia, é comum ser discriminado por ser “diferente”, devemos prestarum pouco mais de atenção ao nosso redor, a sociedade em que vivemos não possui três raças, e sim uma mistura de varias raças e de varias culturas.

Questão de múltiplaescolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1. Sergio Buarque deHolanda e Gilberto Freyre. (Resposta)
2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda.
3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.
4. Gilberto Freyre e Gobineau.
5. Gobineau e Darcy Ribeiro.
tracking img