Jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVR

JOGOS RECREATIVOS

ATIVIDADE I
QUEBRA-GELO
Idade : a partir de 5 anos
Tempo aproximado de cada partida: 15 minutos
Jogadores : quantas duplas for possível formar
Conteúdo : números , partes do corpo e lateralidade
Objetivos: Desenvolver a habilidade de realizar movimentos constantes com rapidez necessária;Socialização;Desenvolver o conhecimento do seu corpo juntamente com oslados que o envolve.
Desenvolvimento da atividade
Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente.Começa a complicar.
Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.Troca-se os comandos até a turma se esgotar de tanto se movimentar.
ATIVIDADE II
Escolha a mão
Idade : a partir de4 anos
Tempo aproximado de cada partida: 15 minutos
Objetivos: simples jogo de sorte e azar, mas no qual uma criança pode induzir a outra a errar.
Conteúdo :quantidade , partes do corpo e lateralidade
N.º de participantes: apenas 2 crianças por vez. Se houver 3, uma espera e 2 jogam. Se houver 4, formam-se 2 pares e assim sucessivamente.
Desenvolvimento da aula:
✓ neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às crianças.
✓ para cada par de crianças, existe a necessidade de um objeto de tamanho pequeno (um clipes,uma borracha, uma pedrinha, uma bolinha de gude, um imã de geladeira, uma moeda, etc)
✓ A 1ª criança pega o objeto e sem que a 2ª criança veja, escolhe uma das mãos para “armazená-lo”.Depois fecha as 2 mãos, estica os 2 braços (um sobre o outro formando um X) e mostrando-os para a 2ª criança. Desta forma a 2ª criança não sabe em que mão está o objeto escondido.
Esta 2ª criança terá deescolher uma das mãos (esquerda ou direita) dando um suave “tapinha” nas mãos da 1ª criança e terá 50% de chance de acertar e 50% de chance de errar.
✓ Após a 2ª criança dar este “tapinha”, a 1ª criança poderá abrir a mão e mostrar se a outra acertou ou errou. Mas poderá ainda “questionar” a 2ª criança falando assim: “Você tem certeza????” gerando assim dúvida na 2ª criança e levando-a ao erro.✓ Quando a 2ª criança realmente definir a escolha da mão, a 1ª criança abre as 2 mãos e verifica-se se houve erro ou acerto.Se houve acerto, a 2ª criança passa a esconder o objeto. Se houve erro, a 1ª criança volta a esconder o objeto um uma das mãos e o processo se repete indefinidamente até que a 2ª criança acerte a mão.
✓ Se houver mais de duas crianças, estipula-se um n.º de rodadasaté que uma delas seja substituída por aquela que estava esperando.
Obs.:Como este jogo é um passatempo não existem propriamente “vencedores”.

ATIVIDADE III
Que há de diferente?
Idade: de 4 a 6 crianças
Tempo aproximado de cada partida: 15 minutos
Objetivo: jogo simples que exercita a memória e a atenção rápida.
N.º de participantes: mínimo 2 ideal
Conteúdo : memorização, quantidade elocalização(espaço)
Desenvolvimento da atividade:
✓ O educador forma equipes.
✓ O coordenador diz:
- Todos têm 3 minutos para examinar o que vêm à sua volta. Agora, saiam da sala.Rapidamente, troque de lugar alguns objetos ou pequenos móveis. E diz:
✓ - Entrem todos! Mudei várias coisas de lugar. Dou-lhes um minuto para ver se as descobrem. Pronto? Anotem depressa as mudançasefetuadas.
✓ Os jogadores entregam-lhe as listas, que devem ser assinadas. Marque 2 pontos para as observações certas. Tire um ponto por objeto indicado erradamente.
✓ O jogo deve ser realizado por equipe. Quando o minuto de observação estiver esgotado, as equipes saem e se agrupam. Os jogadores de cada equipe têm 3 minutos para dialogar em voz baixa e organizar uma lista comum.
✓...
tracking img