Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCAR: INTERAÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM

O brinquedo (como disse Gorki) é realmente o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem são chamadas a mudar. (Leontiev, 1998)
Obrincar faz parte do cotidiano das crianças em qualquer circunstância, quer em casa, na rua ou na escola.
O brincar é reconhecido amplamente como uma atividade importante para o desenvolvimentoinfantil. De acordo com Daut, Sperb e Gomes (1992), a criança percebe o brincar como processo e não como produto. Além de estratégia básica para o desenvolvimento, a criança, enquanto brinca, está liberandosua capacidade criativa, libera suas fantasias, explora seus próprios limites e está nutrindo sua vida interior. Geralmente, neste jogo interpessoal, na interação com o outro, ocorre aprendizagem,aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma agradável e prazerosa. Nylse Cunha alerta que quando a criança brinca com outra pessoa ela pode receber estímulos e críticas,aprender a esperar sua vez e interagir de forma organizada, respeitando regras e cumprindo normas.
Os jogos de faz-de-conta, ricos em fantasias imaginativas, em especial no que diz respeito aossuper-heróis, seres que apresentam interessantes características: bondade, sabedoria, coragem, força, solucionam qualquer problema, são líderes e guias para as pessoas e não recebem ordem de ninguém. Nunca seenganam, são estão sujeitos a dúvidas, frustrações ou fraquezas como a maioria das pessoas. São aprovados e reconhecidos pelos adultos e todos querem ser seus amigos (Kaostelnick,. 1986).
Cunha(1994) afirma que é brincando que a criança mergulha na vida, podendo ajustar-se às expectativas sociais e familiares. Não podemos esquecer que a auto-estima pode modificar-se significativamente, serfortalecida e através de experiências emocionais/cognitivas que o brincar oferece, e, assim, as crianças podem se beneficiar em seu crescimento pessoal. A auto-estima, uma das forças motrizes do...
tracking img