Painel fotovoltaico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Campos Melo
2010/2011

APL 1.2 – Energia eléctrica fornecida por um painel fotovoltaico

Questão-Problema:
Como obter rendimento máximo numa instalação de painéisfotovoltáicos de modo a produzir energia eléctrica necessária para alimentar um conjunto de electrodomésticos?

Introdução Teórica:
O aproveitamento da energia solar na produção da corrente eléctrica exigeequipamentos adequados. Como exemplo destes aparelhos, temos os painéis fotovoltáicos. Estes aparelhos sao compostos por células solares que convertem directamente a energia solar em energia eléctrica.Estas células solares operam, praticamente com o mesmo rendimento, independentemente se o céu está ou não nublado.
Os fotões da radiação solar, ao incidirem nas células do painél, colidem com osátomos, dos materiais que as compõem, provocando um deslocamento dos electrões, gerando assim, uma diferença de potencial entre os pólos do painel.
É possível dimensionar os painéis fotovoltaicos, de talmodo que possam fornecer electrecidade a um conjunto de electrodomésticos. Para isso, é necessário ter em consideração a potência média solar recebida por unidade da superfície terrestre durante o dia ea potência a debitar. Na experiência que se vai realizar, o reóstato simulará um conjunto de electrodomésticos. O reóstato é um dispositivo que permite variar a resistência exterior do circuitoeléctrico, que optimiza o rendimento do painel fotovoltaico.
A resistência depende da diferença de potencial (U) nos terminais do painel e da intensidade da corrente (I) que percorre o circuito. Aexpressão física que traduz a relação entre U, R e I é:



A unidade do sistema internacional de resistência eléctrica é o ohm (Ω)
1 Ω= 1V.A-1 (1 ohm é igual a 1 volt por ampere).

No circuitoeléctrico, a potência depende da diferença de potencial dos terminais do painel e da intensidade da corrente que percorre o circuito. A expressão física que traduz esta relação é:

P = U x I
Equação...
tracking img