Jogos cooperativos x jogos competitivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS COOPERATIVOS X JOGOS COMPETITIVOS
“ Uma perspectiva da preferência dos alunos, entre os 
jogos cooperativos e jogos competitivos.”

FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS

1. INTRODUÇÂO

   O indivíduo desde que nasce assimila e aprende com as diversas situações vivenciadas por ele seja em casa, na escola ou sociedade. A sociedade em si requer diferentes e variadas formas de comportamento eparticipação, desta forma o individuo é obrigado a tomar ciência de sua posição no convívio social, tendo a necessidade de agir tanto individualmente ou em grupo.
Nossa sociedade é meramente competitiva e individualista, o que prevalece sempre o ganhar do outro, e muitas vezes isso significa prejudicar o outro. A cooperação pode ser uma das soluções para tanto individualismo e competição. Mas seráque a competição é tão prejudicial assim? Será que de certa forma ela não possui aspectos positivos? 

   O que podemos ter certeza é de que a criança quando brinca se transporta para um mundo imaginário.
Através do lúdico a criança adquire seus valores, símbolos, habilidades, desenvolvem sua linguagem, explorando o ambiente e se inserindo em seu grupo social, segundo Winnicot (1975. p 78)afirma.

“ Que a brincadeira é a melhor maneira da criança comunicar-se, ou seja, um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. Brincando, a criança aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que já encontra pronto ao nascer”.
   Portanto, o brincar facilita a assimilação da aprendizagem do aluno, tornando-aa mais significativa e concreta. Entretanto no ambiente escolar devem ser respeitados aspectos que favoreçam a boa formação do indivíduo nos aspectos cognitivo, físico e social.
Para oferecermos um bom ambiente para essa formação devemos nos preocupar com os componentes de nossas aulas e de nossa escola, dessa forma o aluno poderá adquirir uma melhor qualidade de vida. Segundo ORLICK 1989,
“Aqueles que se preocupam com a qualidade de vida em geral, e mais especificamente com a saúde psicológica das crianças, devem trabalhar no sentido de que seres humanos confiantes, cooperativos e felizes não se tornam uma espécie ameaçada de extinção”. (ORLICK 1989) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001.
O jogo é uma atividade que desperta o interesse de todos, tanto a quem joga quanto quem vê. No jogosomos capazes de sentir emoções de diversas magnitudes e sentidos, estabelecemos conexões entre a alegria e a tristeza, ansiedade e o nervosismo, o ganhar e o perder. O jogo nos toca profundamente, nos colocando em situações diferentes, nos preparando para o novo e nos fortalecendo também para vida, a respeito disso BROTTO afirma que
“temos no jogo uma oportunidade de nos expressarmos com um todoharmonioso, um todo que nos integra virtudes e defeitos, habilidades e dificuldades, bem como as possibilidades de aprender a SER... por inteiro, podemos desfrutar da inteireza uns dos outro e descobrir o jogo como um extraordinário campo para a descoberta de si mesmo e para o encontro com os outros”. (BROTTO op.cit, p.107) apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001.
No sentido de que a criança jogasimplesmente pelo prazer de jogar ORLICK diz que
“ A principio a criança joga por prazer, pelo puro prazer de jogar, pelo estímulo e pela interação positiva com outras pessoas. Vencer não é importante, é irrelevante: divertir-se é extremamente importante”. (ORLICK op.cit, p.103) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001.
Devemos então tentar integrar as aulas de educação física no sentido de desenvolver asações positivas no individuo. BROTTO pensando nesse sentido afirma que
“ através dos jogos e esporte temos a oportunidade de ensinar-aprender e aperfeiçoar não somente gestos motores, técnicos e táticos, nem somente, habilidades de desempenho que nos capacita para jogar melhor.isso é importante e é bom que seja muito bem feito.
Contudo, a principal vocação da Educação Física e das Ciências do...
tracking img