Trabalho efluentes das industrias petroquimicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
Tratamento de águas e efluentes

Eduardo G. Flores
Turma :c11
Turno :noite

Efluentes típicos da indústria petroquímica
As indústrias petroquímicas usam grandes quantidades de água. A produção de águas residuárias depende fortemente da configuração do processo. Para uma refinaria com reciclo de água para resfriamento, uma produção de 3,5 a 5 m3 por tonelada do petróleo brutopode ser considerada. A descarga descontrolada de efluentes de uma refinaria não é possível em grandes quantidades. Além disso, a indústria está bem ciente de sua responsabilidade com o meio ambiente. Por causa disso a indústria tem feito esforços com diversas medidas que reduzem o consumo de água, a descarga de águas residuárias e outras emissões.

Características dos efluentes

Aseguir serão apresentados alguns compostos efluentes da indústria petroquímica e suas principais características.

FENOL
Composto orgânico aromático de médio a moderado caráter tóxico, efluente dos processos de refino de combustível fóssil, da água de produção do petróleo e do gás natural, plantas de manufatura de fenol. Os compostos fenólicos são usados em muitos produtos comerciais incluindoresinas, nylons, plásticos, antioxidantes, indústrias de desinfetantes e adesivos, pesticidas, tintas, como aditivos em óleos, e em uma variedade de outras indústrias. Dependendo do tipo de composto fenólico e de sua concentração, eles podem pôr em risco a vida humana e animal.

METANOL
Metanol é neurotóxico, apresentando efeitos adversos na estrutura ou no funcionamento do sistemanervoso central e periférico resultantes da exposição. Neurotóxicos podem causar mudanças morfológicas que levam a danos generalizados às células nervosas, alterar a propagação dos impulsos nervosos e a atividade dos neurotransmissores. Os sintomas são: fraqueza muscular, perda do controle motor, tremores, etc. Apresenta caráter tóxico ao sistema respiratório, podendo provocar uma variedade deadversidades pulmonares crônicas e agudas, incluindo irritação local, bronquites, edema pulmonar e câncer. A exposição dérmica pode resultar em doenças agudas e crônicas como dermatites, urticária e câncer. A exposição oral causa efeitos adversos no trato gastrintestinal e no fígado.

CATECOL
Catecol, assim como o metanol, é tóxico ao sistema respiratório e ao trato intestinal apresenta caráterneurotóxico. Também apresenta potencial carcinogênico, podendo induzir a carcinomas, sarcomas e tumores. O contato com a pele pode causar queimaduras.
LAS – Alquilbenzeno Sulfonado linear
O LAS é um composto de ação detergente, muito usado na Indústria Têxtil, e é obtido por via petroquímica a partir do LAB (Alquilbenzeno Linear), um intermediário petroquímico. LAS pode ser encontrado naformulação de detergentes para uso industrial, assim como em pesticidas agrícolas, na preparação de emulsões para fluidos lubrificantes, no processamento de metais e na flotação de minérios. Também pode ser usado como um agente emulsificante nas reações de polimerização no setor petroquímico. Devido a sua natureza ácida, a ingestão deste composto pode causar irritação e queimaduras ao tratogastrointestinal, mesmo quando ingerido em pequenas quantidades. Além disso, a exposição da pele pode provocar necrose e queimaduras. Apresenta um odor característico de dióxido de enxofre e apresenta-se na forma líquida, de cor marrom, com elevada solubilidade em água. Possui alto potencial de biodegradação.

ANILINA
Produto obtido por via petroquímica a partir do benzeno; apresenta-se como umlíquido incolor, oleoso e de odor penetrante, que escurece rapidamente em contato com o ar por oxidação, possuindo razoável solubilidade em água. É utilizada na fabricação de materiais corantes, na indústria farmacêutica e na preparação de aceleradores de vulcanização da borracha. Sua absorção ocorre principalmente pelas vias respiratória e dérmica, atuando como depressor do sistema nervoso...
tracking img